Aconteceu nas duas últimas semanas, em badalado restaurante da cidade, o “Club Degustar – especial de Natal†que o antenado Mathaus Sanchez organizou com muito carinho para a degustação dos vinhos que levam seu nome! Os convidados foram escolhidos a dedo para montar as mesas natalinas e todos adoraram participar desse momento especial. Mathaus aproveitou o evento para anunciar o lançamento de seu livro, onde vai falar de histórias reais de amor. Já estamos ansiosos.
Confira alguns clicks feitos especialmente para esse blog.
Desejamos a todos FELIZ NATAL!
Aprenda a fazer essa deliciosa torta:
Ingredientes
400 g de massa folheada Arosa descongelada 2 horas antes
200 g de presunto fatiado
200 g de muçarela fatiada
1 tomate italiano sem pele e sem sementes cortado em pequenos cubos
1 porção de uvas-passas
Cubinhos de bacon fritos
200 g de queijo prato ou outro queijo amarelo ralado no buraco grande
Modo de fazer
Escolher um refratário de médio a grande e forrar com metade da massa. Não precisa untar. Colocar as camadas de presunto, muçarela, bacon, tomate, uvas-passas e, por fim, uma generosa camada de queijo amarelo ralado. Cobrir com a outra metade da massa. Pincelar uma gema com manteiga derretida e levar para assar em forno pré-aquecido a 180 graus.
Por VirgÃnia Abdalla
Ingredientes
1 copo (requeijão) de água morna
1 copo (requeijão) de leite morno
2 colheres (sopa) de fermento biológico fresco
2 colheres (sopa) rasas de açúcar
1 colher (sopa) de sal
1/2 copo (requeijão) de óleo
500 g de farinha de trigo integral
500 g de farinha de trigo branca
100 g de nozes
50 g de castanha-do-pará
Modo de fazer
Em uma bacia coloque o açúcar e o fermento. Acrescente a água e misture. Deixe 5 minutos. Junte o leite, o óleo e o sal. Aos poucos junte a farinha e vá amassando. Sove bastante até a massa ficar lisa. Acrescente as nozes picadas e a castanha-do-pará. Sove mais um pouco.Divida a massa em pedaços menores e coloque cada um em forma de pão de forma.
Deixe crescer até dobrar de volume. Faça um corte ao meio e leve para assar em forno pré aquecido a 200 graus.
Ingredientes
 2 k de bacalhau
1 ½ k de batatas
Alho amassado
1 k de cebolas
Â
 Modo de preparo
 Na véspera, dessalgar o bacalhau trocando a água 4 vezes. Reservar na geladeira.
 No dia, limpar o bacalhau e cortá-lo em postas grandes. Descascar as batatas e cozinhá-las em bastante água junto com o bacalhau, sem mexer. Assim que as batatas estiverem cozidas o bacalhau também estará no ponto.
Descartar um pouco da água do cozimento, mas deixar um pouco. Reserve.
 Em outra panela refogue rapidamente bastante alho amassado, as cebolas cortadas em pedaços grandes, azeite, vinagre, pimenta ardida, pimenta do reino. Prove e ajuste o sal.
 Misture tudo ao bacalhau com as batatas e coloque num refratário. Decore com ovos cozidos e azeitonas pretas.
 De comer rezando!…
Filet com crosta de gergelim
2 medalhões de filet mignon ao ponto. Sobre a crosta da carne que ficou na chapa, torrar as sementes de gergelim e umedece-las ligeiramente. Colocar sobre os medalhões.
Talharim médioÂ
Cozido em água com sal e um filete de azeite.
Molho de shimeji
250 gr de shimeji frescos
1 cebola média
Azeite
Sal, pimenta do reino e noz moscada
1 copo pequeno de iogurte natural
Ervas frescas: oregano e manjericão.
Lavar e separar os cogumelos. Picar uma cebola média e refogar no azeite. Quando ela dourar, coloque o shimeji e continue refogando. Temperar com sal, pimenta do reino e noz moscada. Abaixar o fogo e deixar cozinhando. Quando estiver cozido, acrescentar queijo gorgonzola e deixar derreter. Desligar o fogo e acrescentar o iogurte.
Montar o prato como na imagem.
São de festas do Cap Ferrat foi palco da festa de aniversario – primeiro aninho – de Maria Antonia Mendonça Miranda, a boneca de Maria Carolina e Guilherme Miranda. Alegria total dos avós Ilzabeth e Antonio Augusto Miranda, Regina e Jaime Miranda.
Decoração belÃssima, bolo by Luciana Bolos, cardápio delicioso by Mariza Cury.
A empada alentejana de javali é um prato tÃpico da culinária daquela região de Portugal e que traz uma experiência única aos apreciadores da iguaria. Rico em sabor, é feito com carne de javali, foge das tradicionais receitas encontradas na gastronomia brasileira, se tornando uma ótima opção para quem deseja celebrar a Páscoa com uma receita Ãmpar, fora dos tradicionais assados preparados na ocasião.
Preparado com cogumelos selvagens, alho, salsa, manjericão e pimenta, entre outros ingredientes, no preparo, a carne de javali é marinada no vinho e algumas especiarias para deixá-la ainda mais tenra e saborosa. O prato final fica ainda mais agradável se acompanhada com salada de alface com tomates ou ainda legumes à vapor que dão um toque mágico no paladar. Ah, mas não esqueça de um bom vinho (alentejano, claro!) para uma excelente experiência Ãmpar e um bom equilÃbrio de sabores.
De acordo com Vinhos do Alentejo, o prato tÃpico português, originário da região do Alentejo, harmoniza muito bem com os seguintes vinhos:
Herdade da Luz – Uvas: Trincadeira, Aragonez e Syrah safra 2007,
Fonte da Serrana – Uva: Trincadeira, Aragonez e Touriga nacional,
Terra d´ Alter – Uva: Alfrocheiro,
Monte Velho – Uva: Trincadeira, Aragonez e Touriga nacional, Syrah
Paulo Laureano – Uva: Trincadeira, Aragonez, Alfrocheiro
Ingredientes:
1 kg de perna de javali
200 g de cogumelos selvagens
2 cebolas medias
4 dentes de alho
salsa qb
manjerona qb
tomilho qb
louro qb
azeite e sal
mistura de pimentas
vinho tinto qb
Modo de preparo:
Deixe a carne de molho durante 24 horas com água e vinho (branco e tinto) em partes iguais e também todos os temperos. Passado esse tempo, leve a carne para cozinhar nesta marinada e, depois de fria, desfie-a e reserve-a.
Faça um refogado com o azeite, cebola e alho. Depois de dourar, coloque a carne reservada, os cogumelos lavados e laminados, os temperos e um pouco de farinha de trigo para dar liga até virar um creme.
Prepare uma massa para empada. Forre um refratário com ela e, em seguida, ponha o recheio. Logo após, tampe a forma com o restante da massa.
Leve ao forno a 180 graus durante 35 minutos
Sirva a empada em fatias acompanhada com salada de alface com tomates ou ainda legumes à vapor. Pode-se utilizar também uma laranja na decoração.
“NASCIDA no LÃbano, onde reside, Asmah Nabout vem, sempre ao Brasil, visitar o irmão Waggy. A nosso pedido, ela fez o Kib Traheb, o Quibe do Frade, uma sopa de lentilha com limão, couve rasgada e semeh, um condimento azedinho, acrescida de minúsculos quibes, à base de trigo e farinha de trigo. Na Sexta-feira Santa os cristãos, incluindo libaneses, não comem carne. O delicioso prato me devolveu a infância, quando era feito por minha mãe, Mariana.”
(Nota de Jorge Alberto Nabut na sua coluna no Jornal da Manhã)
Agora, a receita original abaixo:
Kibet el rahib (Sopa de monges)
Este prato antigo costumava ser comido pelo próprio Senhor Jesus Cristo supostamente …
IngredientesÂ
1 ½ xÃcaras (300g) lentilhas marrons, lavadas e escorridas
3 dentes de alho esmagados
½ xÃcara (125ml) de suco de limão ou 2 colheres de sopa de melaço de romã
2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de azeite
Pão libanês, para servir
Bolinhos de trigoÂ
½ xÃcara (80g) de burghul fino, lavado e escorrido
1 cebola pequena finamente picada
2 colheres de chá de hortelã picada
1 colher de sopa de salsinha finamente picada
¼ colher de chá moÃda pimenta preta
¼ colher de chá pimenta
½ xÃcara (75g) de farinha, peneirada
1 colher de chá de sal
PreparoÂ
Para fazer os bolinhos, misture os ingredientes. Aos poucos, adicione um quarto de xÃcara (60 mililitros) de água até obter uma consistência semelhante à massa. Forme meia colher de chá de massa em um pequeno bolinho redondo. Repita com a mistura restante e reserve.
Coloque as lentilhas em uma panela grande, cubra com água e deixe ferver. Quando a água começar a ferver, adicione uma xÃcara (250 mililitros) de água fria (isso evita que as lentilhas se partam), cubra e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos.
Adicione cuidadosamente os bolinhos, em seguida, misture o alho, suco de limão ou melaço de romã, sal e óleo. Cubra e cozinhe em fogo médio por mais 30 minutos.
Sirva imediatamente com pão libanês ou guarde na geladeira e coma em poucos dias.
O Leilão Cartagho – leia-se Beto Mendes e Pedro Novis – semana passada na Chácara Nelore Nacional foi sucesso absoluto! Remates excepcionais para evento do gênero, em tarde memorável também no buffet by Mariza Cury para neloristas e amigos que se fizeram presentes. A zootenista Luciane Kahale Abdanur expert na organização de eventos pecuários brilhou mais uma vez.
Participaram, entre outros, Dorival Gibertoni, Cassio Lucente, João Aguiar, Hélio Propheta, Alceu Vasone, Claudia Tosta Junqueira, Ronaldo Alves, Luiz Humberto Borges, Arnaldo Manuel Machado Borges.
Confiram algumas das delÃcias da boa mesa servidas full time pela equipe de Mariza Cury. E ainda copie a receita que ela oferece ao nosso Blog.
Agora a receita inédita:
Berinjelas à caponata
Ingredientes
6 berinjelas
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
1 cebola grande
300 ml de azeite
Sal, louro, alho, pimenta calabresa a gosto
Modo de preparo:
Picar todos os legumes em tamanho uniforme. Acomoda-los em uma assadeira e temperar. Levar ao forno médio até que os legumes cozinhem.
Pulo do gato: colocar um pouquinho de açúcar mascavo.
Sirva acompanhada de torradas e/ou pães sÃrios e italianos.
Mariza Cury Buffet – 34 – 3332 1037
Tabule
Receita de Mariza Cury
Rendimento 5 porções
Ingredientes:
1 xÃcara (chá) de trigo para quibe
2 tomates
1 pepino
1 cebola média
1/2 maço de hortelã
1 maço de salsinha (o segredo tabule é salsa em quantidade)
1 alface crespa
Suco de 2 limões
Sal, pimenta do reino e azeite a gosto
Preparo:Â
Deixe o trigo de molho por 1 hora. Retire a água do trigo para deixá-lo sequinho e solto. Pique os demais ingredients, junte-os e tempere com sal, limão, pimenta e azeite.
Entrada elegante: Sirva o tabule dentro de folhas de endÃvias.
Mariza Cury Buffet – 34 – 3332 1037
Sou Virginia Abdalla, jornalista há mais de trinta anos. Ao longo desse tempo, assinei coluna social autoral, nos diários Jornal da Manhã e Jornal de Uberaba, trabalhando com conteúdo ético e abrangente. Espaço aberto para reportagens sociais e voltado também para comportamento, lifestyle, moda, cultura, gastronomia, ciências e tendências. Editei cadernos especiais de jornais e revistas, comandei programa de entrevistas em TV local e integro o quadro de colaboradores da publicação JM Magazine, sempre procurando destacar pessoas pelo seu talento e fatos pela sua importância transformadora.
Este é o foco do meu trabalho jornalístico, em prospecção para este Blog, on line desde 2012 - um novo e necessário caminho para fincar os pés no presente e tecnológico universo.
Sou graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Santo Thomaz de Aquino - com especializações no setor - e pós-graduada em Educação Latu Sensu pela Universidade de São Carlos. Empresária, mãe, avó, filha e mulher que eventualmente se permite expressar através de produções de arte sustentável.