Curso gratuito de culinária de comidas típicas das cinco regiões do Brasil inicia-se nesta terça-feira, 3, a partir das 7h30 até as 11h30, na Fundação Cultural de Uberaba. As aulas prosseguem nas quartas-feiras, das 13h às 17h. A conclusão da atividade bissemanal será em novembro. As inscrições podem ser realizadas no dias e horários das aulas na r. Tristão de Castro, 64, Centro, ou pelo telefone: 3331-9200, com a professora Mary de Carvalho Ribeiro, graduada em artes práticas de educação para o lar.

Este curso integra o projeto “Pátria Rimada Brasil – Conhecendo a Cultura Regional do Nosso País”. Ele aborda a formação cultural das cinco regiões brasileiras, suas linguagens e a composição étnica do país. Cinco escolas públicas integrantes do projeto estão oferecendo cursos de dança e folclore, teatro, artesanato e reciclagem e de cultura digital. São atendidas cerca de 250 crianças – voluntárias – de 10 a 14 anos, que têm 10 horas semanais de aulas em período diferente ao do currículo regular.

O Ponto de Cultura ligado à fundação e denominado Mutirão de Cultura é o captador do recurso destinado a custear o material pedagógico. O Circo do Povo, instalado na divisa do bairro Boa Vista e o conjunto Morada do Sol, gerencia o projeto. A remuneração de seis oficineiros, profissionais capacitados para ministrar os cursos, e de um coordenador é oriunda do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Uberaba.

O projeto é coordenado pela Fundação Cultural de Uberaba, que cuida da infraestrutura, e pela Secretaria Municipal de Educação, que administra o aspecto pedagógico. O objetivo é fomentar a formação de grupos artísticos no município.

São beneficiados, ainda, pelo projeto “Pátria Rimada Brasil” o Cemea (Centro Municipal de Educação Avançada) Eurídice Ferreira de Melo – Dona Lindu, no Boa Vista, e o CEA do Codau (Centro de Educação Ambiental do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba), na Univerdecidade. Ao final dos cursos, em novembro, será realizada uma apresentação coletiva dos trabalhos.


Publicado em 30/06/12
em: Social

Rosena e Sebastião Leitão abriram ontem a noite as portas de sua residência para reunião íntima em torno dos familiares e padrinhos que vieram de fora para o casamento hoje de Areda e Fabinho. Quem veio?…

Os noivos Areda e Fábio com os pais dela, Sebastião Leitão e Rosena (anfitriões da noite de ontem) e os pais do noivo, Márcia e Natan

Primos da noiva, vieram de Campinas a estilista Marta Abdalla de Paula e o personal (leia-se “AB Personal) Francisco Abdalla de Paula e sua bela namorada Renata Vardanega

Os noivos Areda e Fabinho com a tia dela Regina de Paula

(Fotos Francisco Abdalla)

Publicado em 30/06/12
em: Social

Em ritmo de show oppening, o complexo lounge-bar e restaurant Paris abriu as portas esta semana, no Rio, mais precisamente na Casa Julieta de Serpa, para ser mostrado a um pequeno grupo de convivas… Lé estava, entre outros do high society carioca, meus amigos Maria Célia e Walter Moraes.

O bar é um dos pontos altos do Paris

Lurdes Catão, Ruth Niskier e Maria Célia Moraes na primeira noite privé do Paris, dia 27

O luxo de uma das mesas do Paris

(Fotos Sebastião Marinho)

Publicado em 29/06/12
em: Moda, Viagem

Veja se conhece este engenhoso truque para que suas unhas feitas durem tempo suficiente de você viajar e voltar sem nenhum arranhão. Basta pingar 2 gotas de qualquer cola para unhas postiças, no esmalte que você vai passar.

 

Publicado em 29/06/12
em: Moda

Quer for a  São Paulo não pode deixar de visitar o novo Shopping JK que acabou de abrir e é um verdadeiro espetáculo! Todas as melhores lojas estão lá: Ermenegildo Zegna, Goyard, Gucci, Chanel, Isabel Esteves, Bulgari, Miu Miu, Dolce Gabanna, Daslu, Tory Burch, Prada, Longchamps… É uma loucura a variedade internacional, fora todas as marcas melhores nacionais. Um luxo asiático mesmo. Maravilhoso!

Ladurée…

Daslu…

Goyard…

Tony Burch…

Bottega Veneta…

Diane…

Dolce…

(Fotos Reprodução/ Divulgação)

Publicado em 29/06/12
em: Social

JM 40 anos

Governador Antônio Anastasia será um homenageados na festa dos 40 anos do JM e recebeu da diretora Lídia Prata Ciabotti o convite oficial do evento, durante sua visita a Uberaba, no dia 3 de maio. O governador assegurou sua presença no evento hoje, 29 de junho, às 21h, no Centro de Eventos da ABCZ.

Equipe organizadora da grande festa do dia 29 esteve reunida quinta-feira na sede do Jornal da Manhã para os últimos acertos antes da festa. Cada um apresentou seu trabalho, ajustando os detalhes como numa orquestra, para que os convidados desfrutem de uma noite agradável e inesquecível. A montagem da decoração começa na quarta-feira, sob o comando de Luiz Carlos Souza Campos e Daniela Ferreira Oliveira, que prometem surpreender com um ambiente requintado e elegante, na medida certa para um evento empresarial.

Curtam antecipadamente o cardápio da Festa JM 40 anos

(Fotos Divulgação)

Casamento de Areda e Fábio

Médica Areda de Paula Leitão casa-se amanhã com o jovem brasiliense radicado em Campinas, Fábio Muniz. A noiva é filha dos nossos amigos Sebastião Almeida Leitão e Rosena Rodrigues de Paula Almeida Leitão; o noivo é filho de Antonio Nonato Linhares Muniz e Márcia Batista de Souza Muniz. O convite é em formato quadrado, com papel e capa rendada em tons de cinza prata e anuncia a cerimônia religiosa para as 19h15 deste sábado, 30 de junho,na Capela do Colégio Marista Diocesano e grande recepção após a solenidade, no Salão Vip da Casa do Folclore. Muita gente de fora, especialmente de Campinas, chegando hoje para o casório. Esta noite, rosena e Sebastião Leitão recepcionam em clima privé na sua bela residência.

Areda de Paula Leitão e Fábio Miniz, noivos de amanhã

(Foto Marise Romano)

O que rola

Formandos   de julho    em Odontologia pela Uniube. É a 91ª turma! (Foto Paulo Lúcio)

Formanda  da mesma turma com seu amigo Paulo Lúcio (Foto Divulgação)
Publicado em 29/06/12
em: Social

Foi também no fim de semana passado a comemoração dos 2 anos da princesa Beatriz, filha dos médicos Lucian e Luciano Abdanur em São José dos Campos. A vovó Léa Abdanur esteve lá e voltou radiante

Beatriz com seus pais, a avó Léa e os tios Jorge Neto e Daniela

Doces de bichinhos…

… de flores e joaninhas

(Fotos Divulgação)

 

Publicado em 28/06/12
em: Social

João Luís, pimpolho dos médicos Mariana Loureiro Borges e Marco Antonio Maluf Cury fez 1 aninho na semana passada e ganhou festa com o tema Fazendinha

 

João Luis com seus pais Mariana e Marco Antonio

O bolo de aniversário

João Luis com seus pais e com os avós maternos, Luciana e Márcio Loureiro Borges

(Fotos Paulo Lúcio)

 

 

Publicado em 28/06/12

MPB e jazz na Feira Livre da Dom Eduardo na 6ª

 Ricardo Moraes e convidados são a atração da Feira Livre de Arte e Cultura nesta sexta-feira, 29, às 19h30, na pç. Dom Eduardo, próximo da Av. Alexandre Barbosa, Mercês. O estilo musical do grupo é MPB e jazz. Ricardo (baixo) será acompanhado por Carlos Valeriano (guitarra) e pelos violonistas Carlos Giovanny e André Fernandes. O show gratuito é uma realização da Fundação Cultural de Uberaba.

Moraes é músico profissional desde 1986. Integrou a Banda Edinho Santa Cruz, que se apresentou durante quatro anos no “Programa do Faustão”, da TV Globo. O baixista gravou três CDs. O primeiro, “Rock” (1990) e depois “Andradas 109” (2007), com as participações de Victor Cruz (México), Stephan Kurmann (Suíça), Pernambuco do Pandeiro, Zeca Maretzki, Ezequial Piaz, Pedro Amuí e Fernando Borges.

O disco “Ricardo Moraes Quartet Live at Bird’s Eye” (2008) foi produzido na Suíça, após o músico residir em Milão, na Itália. Desde o ano passado, participa de projeto com a cantora Ere Serrano e o pianista Arturo Balestero em Madri, na Espanha. Nesse país, em Barcelona, se apresentou em 2011, além de retornar a Milão.

Convidados

O guitarrista Carlos Valeriano e os violonistas Carlos Giovanny e André Fernandes anualmente, em dezembro, se apresentam no recital “Arte do Violão” no TEU – Teatro Augusto César Vanucci. Giovanny é formado em música pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia) e conquistou o Prêmio Jovem Músico BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais) em 2011.

Recital de flauta homenageia Gonzagão pelos 100 anos no domingo às 10h , no MAS

O Grupo Sopro Som homenageia o cantor e sanfoneiro Luiz Gonzaga, o “Gonzagão”, pelo seu centenário, em recital no domingo, 1º, às 10h, no MAS (Museu de Arte Sacra), na igreja Santa Rita, na pç. Manoel Terra, Centro. A música “Baião” e “pout-pourri” do artista integram o programa à mostra pelo conjunto de 12 flautistas e cantores. A promoção – aberta ao público – é da Fundação Cultural de Uberaba, que administra o MAS.

Professores e alunos da área de flauta doce do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi compõem o Sopro Som.  O objetivo do grupo é envolver os estudantes desde o ciclo inicial até o curso profissionalizante, com o contexto cultural escolar e social.

O repertório abrange vários estilos musicais, com formações diversas: peças a três, quatro e cinco vozes, abordando diferentes naipes da flauta doce: sopranino, contralto, tenor e baixo, e também acompanhamento de piano e percussão. O projeto é coordenado pelas professoras Juliana Rodrigues da Cunha e Renata Helena dos Santos.

Programa

1- “El Condor Passa” (Dante Ramon Ledesma);

2- “Céu de Santo Amaro” (Baseada na sinfonia da “Cantata 156”, de Bach);

3- “Planeta Sonho” (Flávio Venturini);

4- “Pout-pourry” do Roupa Nova;

5- “Polichinelo” (Gadé e Almanyr Grego);

6- “Saudosa Maloca” (Adoniran Barbosa);

7- “Baião” (Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga);

8- “Pout-pourry” de Luiz Gonzaga.

 Chorocultura se apresenta domingo no Mercado

 O grupo Chorocultura se apresenta no “Domingo Cultural”, a partir das 10h30, no Mercado Municipal, em frente ao câmpus 1 da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro). O conjunto, de 17 anos, mantém a formação original com oito membros: Osmar Baroni (pandeiro), Reinaldo de Vito (violão de sete cordas), José Gilberto Silva, o “Gibinha (bandolim), Fausto Reis, o “Faustinho” (cavaquinho), Geraldo Balduíno do Carmo, o “Barão” (voz), e Álvaro Augusto Walter (sax). O evento é uma realização da Fundação Cultural de Uberaba.

Publicado em 28/06/12

No próximo sábado, 30 de junho, teremos a palestra “Revelações na psicografia de Chico Xavier” com o médium e escritor Carlos alberto Bacelli. O evento está marcado para as 19h30, no Centro Espírita Uberabense (Rua Barão de Ituberaba nº 449 – Estados Unidos), promoção da União Espírita de Uberaba. Após a palestra, noite de música, sorteio de livros e confraternização de amigos.

Carlos Bacelli (Foto Divulgação)

Publicado em 26/06/12
SOBRE MIM

Sou Virginia Abdalla, jornalista há mais de trinta anos. Ao longo desse tempo, assinei coluna social autoral, nos diários Jornal da Manhã e Jornal de Uberaba, trabalhando com conteúdo ético e abrangente. Espaço aberto para reportagens sociais e voltado também para comportamento, lifestyle, moda, cultura, gastronomia, ciências e tendências. Editei cadernos especiais de jornais e revistas, comandei programa de entrevistas em TV local e integro o quadro de colaboradores da publicação JM Magazine,  sempre procurando destacar pessoas pelo seu talento e fatos pela sua importância transformadora.
 Este é o foco do meu trabalho jornalístico, em prospecção para este Blog, on line desde 2012 - um novo e necessário caminho para fincar os pés no presente e tecnológico universo.
Sou graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Santo Thomaz de Aquino - com especializações no setor - e pós-graduada em Educação Latu Sensu pela Universidade de São Carlos. Empresária, mãe, avó, filha e mulher que eventualmente se permite expressar através de produções de arte sustentável.

Studio E+A Engenharia
EspaçoA
Arquivo
  • expand2019 (47)
  • expand2018 (129)
  • expand2013 (63)
  • expand2012 (492)

© 2019 Virginia Abdalla Blog . Todos os Direitos Reservados.
Powered by WordPress