Há poucos anos, a monarquia jamais permitiria que o príncipe William, provável futuro rei da Inglaterra, tivesse um meio-irmão de pele escura e ligado ao Islamismo. Por isso, teria ocorrido um complô real para sabotar o namoro de Diana, mãe do herdeiro, com o médico paquistanês Hasnat Khan, e, anos depois, boicotar o relacionamento dela com o multimilionário egípcio Dodi Al-Fayed, ao lado de quem estava no fatídico acidente de carro em 31 de agosto de 1997. Hoje, a afroamericana Meghan Markle recebeu o apoio negado aos namorados muçulmanos da mãe de Harry.
Esses dois homens muçulmanos e sem ‘sangue azul’ representavam uma quebra de paradigma inaceitável aos membros conservadores da corte da Rainha Elizabeth. Na época da morte de Diana surgiu até um boato de que ela estaria grávida de Dodi. O desastre na Pont de l´Alma, em Paris, teria sido intencionalmente provocado para impedir que a princesa desse a William um irmão mestiço, plebeu e não seguidor dos dogmas da religião oficial dos nobres, a Igreja Anglicana.
Teorias conspiratórias à parte, somente agora, quase 21 anos depois da morte de Diana, a realeza abre os braços para receber alguém fora do perfil tradicional. Meghan Markle acaba de se tornar a esposa do príncipe Harry, caçula de Diana e Charles, é miscigenada (pai branco, mãe negra), norte-americana, atriz e divorciada. Claro que vários arranjos foram rapidamente providenciados para adaptar as coisas. Ela ganhou cidadania britânica e se converteu ao Anglicanismo. O batismo aconteceu no início do mês. Disse adeus à carreira artística e não terá mais a agitada vida social com os amigos de Los Angeles, sua cidade natal, e Toronto, no Canadá, onde vivia por contas das gravações de uma série de TV. O contato com a família também será menor.O próprio cerimonial do casamento que está acontecendo agora, mostra a ausência do pai e a figura discreta da mãe da noiva – que se emocionou muito, diga-se de passagem.
A simpatia imediata dos súditos fez a diferença para que Sua Majestade e o clã Windsor aprovassem a plebeia. Outro fator importantíssimo: eventuais filhos miscigenados de Meghan e Harry terão chance mínima de assumir o trono.
Só para relembrar, o príncipe é somente o sexto na linha sucessória. Antes dele estão o pai, Charles, o irmão mais velho, William, e os sobrinhos George, Charlotte e Louis – todos dentro do ‘padrão’ de monarca visto há séculos.
Mesmo assim já é um grande avanço relevante. A chegada de Meghan simboliza a aceitação da diversidade na dinastia mais famosa do planeta. Primeiras pinceladas de modernidade à monarquia. Até porque, a própria Rainha Elizabeth concedeu a Harry e Meghan o título de duque e duquesa de Sussex, título de nobreza que existe desde o início do século 19.
O DJ Viny Depp é uma das atrações da Festa Dos 1000 Dias da Odonto Uniube, no próximo dia 26 de maio (sábado), a partir das 17 horas, no Espaço Évora, em Uberaba. Viny foca os gêneros Deep House e Brazilian Bass com sets de muita personalidade aliando feeling e carisma. Seu diferencial é um repertório vasto com vertentes que bombam nas pistas. Universitários da cidade e da região já se movimentam para garantir presença na festança que será animada também pela banda Rancho do Samba.
Linda comunicadora e empresária Vaniana Cecílio Helou reuniu amigos queridos em torno do seu niver no fim de semana, numa das mais badaladas casas de shows e eventos da cidade. Noite gostosa e cheia de gente bacana circulando por lá e brindando a querida aniversariante. Confiram nos clicks do amigo e expert Paulo Lúcio
IEATM abre programação social de 2018
Costela Sertaneja é o nome da festa que o Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro apresenta no dia 20 de maio (domingo), das 12h30 às 18h, na sede do Instituto, na avenida Leopoldino de Oliveira, 1020, com realização assinada por Costela no Bafo. O ingresso para associados do IEATM custa R$ 50 e para não associados R$ 80 com open bar, open food, mais música da melhor qualidade com shows da dupla Guto & Gabriel e do cantor Douglas Elífe. A organização solicita que o público doe um litro de leite, que será entregue para o Lar da Caridade.
A arquiteta Thais Curi, diretora do IEATM, destaca que a Costela Sertaneja abre a programação social da gestão liderada pelo engenheiro Gilberto Machado Barata de Oliveira e a intenção é que faça parte do calendário anual de eventos do Instituto. Acrescenta que a parceria com o empresário Anderson Martins, da Costela no Bafo, é muito bem-vinda, bem como o apoio ao Lar da Caridade.
Guto & Gabriel
A dupla tem dez anos de estrada com foco no sertanejão antigo e seus shows são o maior sucesso. As duplas Mato Grosso & Mathias e Milionário & José Rico estão entre as preferidas de Guto & Gabriel. A paixão pela música uniu os amigos desde o dia em que se conheceram em um evento, onde, sem nada programado, cantaram juntos e não pararam mais.
Douglas Elífe
É de Patos de Minas e se encantou pelo sertanejo por influência de familiares e, principalmente, de seu pai compositor. Já fez várias apresentações em shows, bares e eventos. Cantor, músico e compositor de suas próprias músicas, faz um show animado, romântico e diversificado, encantando público de todas as idades.
Lar da Caridade
No início, em 1957, o Lar da Caridade abrigava pessoas acometidas pela doença de pênfigo. Com o tempo incluiu outros serviços de assistência social priorizando o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Todos os atendimentos são realizados gratuitamente.
Para a primeira noite de comemorações do seu niver, Jorge Alberto Nabut recebeu em petit comitê para jantar arabe refinado, grifado por Mariza Cury
Cravos vermelhos em magnifico arranjo solo dava boas vindas aos convidados que dividiram com o anfitrião os brindes da noite. O palacete mereceu “tour” pelos seus indescritívelmente ricos ambientes. Da entrada aos jardins iluminados -paixão confessa do colunista; dos salões decorados com móveis e adereços europeus, ao studio em cuja mesa principal repousavam exemplares da obra poética do escritor.
Deliciem-se com as fotos que o amigo Leandro nos brindou naquela noite memorável!
Ambientes
Detalhes preciosos
A vida conturbada nas grandes cidades está afastando a humanidade da natureza e da vegetação. Estima-se que as pessoas fiquem, atualmente, cerca de 90% do dia em ambientes fechados, principalmente em escritórios, trabalhando. A maioria dos interiores empresariais não é adequadamente planejado para receber jardins ou sequer vasos de plantas. E isso pode ser algo terrível tanto para a saúde quanto para a produtividade dos empregados.
Um estudo recente feito pela Universidade de Melbourne, na Austrália, pela pesquisadora Kate Lee, mostrou que admirar a natureza por pequenos instantes melhora a concentração; e olhar para um jardim durante 40 segundos aumenta a produtividade e relaxa.
Outro estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, diz que ter plantas à sua volta aumenta 15% a produtividade: o trabalhador fica mental, emocional e fisicamente mais envolvido no trabalho e mais feliz. Segundo o co-autor da pesquisa, Alex Haslam, os trabalhadores de escritórios verdes se sentem prestigiados pelo empregador e retribuem com satisfação e produtividade.
Ter plantas no ambiente profissional é um investimento! Não é à toa que grandes empresas estão investindo em soluções verdes, diminuindo os impactos ao Meio Ambiente e melhorando a imagem da empresa junto a clientes, visitantes e trabalhadores. Nesse sentido, um nicho de trabalho que vem crescendo no mundo corporativo é, justamente, o de design da paisagem interior. E, se tratando do gerenciamento de instalações, restaurantes, lojas e escritórios, há uma forte tendência em voga na arquitetura, que é a prática do Plantscaping.
O Plantscaping é um tipo de estratégia que especialistas como Arquitetos Paisagistas usam para acrescentar o verde em suas propostas. É uma combinação de arte, design, psicologia ambiental e técnicas de cultivo para personalizar espaços internos de edifícios. É um jeito criativo de imitar o ambiente natural e emitir as sensações mais agradáveis, mesmo que em locais totalmente estéreis, quanto os escritórios.
Fazer o Plantscaping envolve muito mais do que simplesmente escolher plantas em uma floricultura. Trata-se de saber complementar e destacar um Projeto Arquitetônico, aprimorando seu design espacial através da inserção de espécies naturais. Trata-se de unir a natureza aos interiores com o propósito de embelezar os lugares, mas também de fornecer a melhor qualidade de vida e inspirar seus usuários.
O objetivo não é transformar edifícios de escritórios em mini selvas. Basta só uma única planta, bem colocada dentro do espaço, para que todos os elementos construtivos ao redor se suavizarem. Dependendo da sua estrutura e forma, diferentes fenômenos visuais podem ser gerados.
Os benefícios de um Projeto Arquitetônico totalmente integrado ao verde são muitos:
Algumas espécies que mais funcionam em ambientes internos são: Espada de São Jorge, Jiboia, Ráfis, Aspidistra, Marantas, Lírio da Paz, Comigo Ninguém Pode, Aspargo Rabo de Gato, Zamioculcas, Pacová, entre outros.
Às vezes, quando não é possível ter plantas de forma alguma, basta o uso da madeira sem pintura pois ela também remete à natureza.
Dica:
Para que um Arquiteto ou Design de Interiores possa desempenhar o papel de plantscaperele deve, primeiramente, exercitar seu o olhar artístico. Também deve procurar obter mais conhecimento sobre plantas – horticultura e botânica.
São funções do plantscaper: realizar propostas de paisagismo; fazer o acompanhamento da inserção das plantas nos interiores; o acompanhamento da rega, poda, fertilização, controle de pragas e doenças, e outros cuidados semanais; e a aquisição de novas espécies, além de sua instalação e manutenção.
Fonte: Archdaily, GBC Brasil, Pinterest
Juliana Sousa é Arquiteta e Urbanista, com cursos na área de Design de Interiores, Gerenciamento de Projetos, e Gestão Ambiental.
Contatos:
Studio E+A – Engenharia e Arquitetura
Avenida Alberto Martins Fontoura Borges, nº 580 | Bairro São Benedito |
Uberaba/MG | Cep: 38022-070 |
Telefone: 34 3311-7243 | 34 99134-8578 | 34 99813-1119 |
“No próximo domingo é dia de comemorar o Dia das Mães e vou dar uma idéias de lembranças e decoração…
Flores…
Mães amam delicinhas…
E adoram outros mimos…
Capriche nas embalagens!
Agora, é só arrumar o almoço…
Feliz Dia das Mães a todos!!!
* Stella Terra Cecílio é mãe da autora desta matéria
A campanha Dia das Mães do Shopping Uberaba inclui o sorteio Comprou, Ganhou.
Os clientes concorrem a 20 vales-compras no valor de R$ 2 mil cada um com troca de notas fiscais no valor mínimo de R$ 400. A Central de Trocas está em frente à loja Milano. Os primeiros 2000 clientes que fizerem a troca ganharão sem sorteio um difusor da Avatim. É um por CPF e o estoque é limitado. O número 20 é alusivo aos 20 anos que o Shopping completará em 5 de abril de 2019. Segundo a gerente de Marketing, Lucy Jardim, a Associação dos Lojistas do Shopping Center Uberaba (Assoceu) estima pelo menos 8% de aumento nas vendas em comparação com o ano passado.
O gerente da Colcci, Ulisses Alves Costa, está com expectativa muito positiva. Ele diz que o Dia das Mães é quase um Natal. Destaca que os maridos, filhos, namorados e outros terão como opções para presentear as mães blusa ou vestido de tule ou de veludo com comprimento midi, algo no couro fake, porque as pessoas estão evitando usar o couro animal e sandálias de bloco, de preferência as que têm meia pata porque são confortáveis. Ele acredita que o valor do presente ficará entre R$ 300 e R$ 800. A empresária Patrícia Groke, da MMartan, também espera que as vendas superem as registradas no ano passado. A loja está com nova coleção e muitas opções para presentear. Ela aposta em um tíquete médio no valor de R$ 150.
Festival cultural – Paralelamente, o Shopping Uberaba em parceria com a equipe do Sesi promoverá um festival para homenagear as mães com música, teatro e dança, com início nesta sexta-feira, 4, às 20h, na Praça de Eventos transformada em espaço diferenciado montado pela arquiteta Anna Thereza, com entrada gratuita. O espetáculo Auto da Serra será encenado no domingo, às 17h.
Programação
Dia 4 – Espetáculo de Viola Caipira – 20h
Dia 5 – Espetáculo de Dança – 20h
Dia 6 – Espetáculo Auto da Serra – 17h
Dia 8 – Concerto com Orquestra do Conservatório Renato Frateschi – 20h
Dia 9 – Coral Vozes da Primavera – 20h
Dia 11- Orquestra Municipal de Uberaba – 20h
Dia 12 – Balé Sesi e Academia Dançarte – 20h
Espaço que traz o melhor do artesanato ficará de 3 de maio a 3 de junho no Shopping Uberaba
O Shopping Uberaba vai sediar a Loja Brasil Original para destacar a cultura mineira, que é uma das mais ricas do país e expor toda a diversidade do artesanato. Os clientes e visitantes poderão apreciar peças de 30 artesãos de Uberaba e região que estarão expostas para comercialização para decoração, utilidades e acessórios de moda. É a primeira loja Brasil Original fora de uma capital brasileira, com inauguração marcada para esta quinta-feira, 3, às 18h30.
O espaço é uma realização do Sebrae Minas em parceria com a Casa do Artesão de Uberaba como forma de divulgar e comercializar o artesanato regional, além de impulsionar os negócios neste segmento. A loja será administrada de forma colaborativa, em que os artesãos serão responsáveis pela venda das peças que são das mais diversas matérias-primas.
A loja reúne produtos da arte popular do estado, entre objetos de decoração, utilitários e acessórios de artesãos mineiros. Estarão em destaque, moda têxtil, peças decorativas, produtos em madeira, bonecos em tecido, acessórios femininos, artigos religiosos, peças com material reciclado, e cerâmica.
Será de 3 de maio a 3 de junho, com expediente de segunda a sábado, das 10h às 22h, aos domingos das 14h às 20h e aos feriados das 13h às 20h na loja ao lado do Espaço Cliente Unique com entrada gratuita. A realização é do Sebrae Minas.
A escolha do período de funcionamento da loja também foi estratégica, uma vez que compreende a realização da ExpoZebu e o Dia das Mães. Duas datas importantes para o comércio e que atraem não apenas consumidores locais, como também de outras cidades. Segundo a analista do Sebrae Minas, Andrea Marques Lima, levar um showroom com o artesanato regional para o ambiente de grande circulação como o Shopping Uberaba é uma forma de promover o conhecimento deste trabalho pela comunidade. “A loja conceito temporária permite aos artesãos valorizar a originalidade das peças que ganham em valor agregado, qualidade e identidade”, destaca a analista.
Saiba mais:
O projeto Brasil Original teve início em 2012 como uma das ações do Sebrae Nacional para estimular as vendas do artesanato nas 12 capitais sedes durante a realização da Copa do Mundo. O resultado foi tão satisfatório que o projeto teve continuidade, sendo uma oportunidade de turistas e moradores comprarem com facilidade o artesanato mineiro. Em Belo Horizonte a primeira loja funcionou em 2013, no Boulevard Shopping. E espaço em Uberaba será a primeira loja fora da capital, uma forma de interiorizar a marca Brasil Original. A escolha se deve ao potencial da cidade revelado em ações como o IV Encontro Mineiro de Negócios em Artesanato, em 2008, que foi até hoje o melhor resultado de rodadas, incluindo as de Belo Horizonte.
SERVIÇO
Loja Brasil Original – Shopping Uberaba
Abertura: 3 de maio, às 18h30
Período de funcionamento: 3 de maio a 3 de junho
Horário: Segunda a sábado, das 10h às 22h, aos domingos, das 14h às 20h, aos feriados, das 13h às 20h
A bolsa de palha é um daqueles acessórios considerados “puro verão”, mas que vem cada vez mais ganhando força no inverno – destaca-se como uma das principais tendências para este outono-inverno 2018. A peça é daquelas que automaticamente ligamos a looks bem fresquinhos de cidades à beira-mar (ou não, basta o sol aparecer pra gente tirar a nossa do armário), e nem sempre pensamos em usar com roupas mais sociais à noite, mas a bolsa de palha pode sim funcionar nesse universo. Assim como aconteceu com as alpargatas, uma referência boa para quem anda pensando em fazer este mix da bolsa de palha com looks mais formais ou de frio é Alexa Chung (foto acima). A socialite tem alguns modelos que usa em rotação frequente, e usa de noite, de dia, com roupas formais, com jeans e jaqueta de couro… Seus modelos são sempre bem simples (o Chanel abaixo foi emprestado para o desfile, ela só usou esse dia), e de tamanhos diversos, mas nunca grandes demais. Não tem muita regra: pra ela, bolsa de palha vai com tudo, mas especialmente, vai melhor com looks mais quentinhos.
Jane Birkin, ícone de estilo é inspiração para Alexa. Ela usava cestinha com short, meia calça e casaco pesado, jeans e camiseta ou até vestido sessentinha com mocassim. A ideia de uma peça totalmente deslocada do resto das que você escolheu vestir sempre dá mais dimensão ao look. Dá mais personalidade – como aquela bolsa que já virou sua marca registrada e você não troca por nada.
Jane Birkin usou sua bolsa por anos a fio – até no tapete vermelho, com vestido de festa, meia fina e sandália prateada! O detalhe? Ela forrou a alça da bolsa com um lenço. Embora não seja algo que a gente pense imediatamente fazer, fica uma inspiração de você ser sempre o que você quiser, antes de mais nada.
Birkin usava sua cestinha até com casacão de pele no alto inverno…
Assim como Audrey Hepburn. Ela tinha dois modelos que usava mais com looks de frio do que com looks de verão, e ficava tão chique! A sensação que dá é a de que você está sempre carregando um pedacinho da estação mais quente e ensolarada do ano com você.
Das referências mais recentes, temos Leandra Medine, que vcomprou uma bolsa da Muzungu Sisters pela qual se apaixonou tanto que recusou-se a guardar no fundo do inverno quando o verão foi embora. Seu modelo é todo de pompons e espelhinhos, e ela usa com jeans, casacão e bota dourada, jeans, tênis e jaqueta… Ela usa realmente com tudo, e o resultado fica sempre bacana, pois a bolsa dá mais cor e graça a peças mais fechadonas.
Diane Kruger também tem uma cestinha à la Jane Birkin, que ela já usou com um look bem de francesinha, mas foi Tracee Ellis Ross que usou a bolsa de palha com look mais formal e distante da praia por último. Ela combinou a sua, pequena, com vestido de seda preto e tênis. Podia ir dali direto para um evento à noite.
Eu também crio ecobags há algum tempo, especialmente para o período de alto verão. Mas desde o inverno passado comecei a apostar nas minis. Criei várias e delas, separei algumas para os leitores do nosso blog. Confiram:
Fonte e Fotos: www.petiscos , Virginia Abdalla, Wai Wai, Gallerist, Sensi Studio, Nannacay, Instagram Tracee Ellis Ross, Just Jared, Man Repeller, Who What Wear, Daily Mail, Pinterest Claudia G/ Romantique and Rebel/ Laetitia Mevegue/ Carly Guarino, Maeghan Smith Personal Style, Rare Audrey Hepburn
Sou Virginia Abdalla, jornalista há mais de trinta anos. Ao longo desse tempo, assinei coluna social autoral, nos diários Jornal da Manhã e Jornal de Uberaba, trabalhando com conteúdo ético e abrangente. Espaço aberto para reportagens sociais e voltado também para comportamento, lifestyle, moda, cultura, gastronomia, ciências e tendências. Editei cadernos especiais de jornais e revistas, comandei programa de entrevistas em TV local e integro o quadro de colaboradores da publicação JM Magazine, sempre procurando destacar pessoas pelo seu talento e fatos pela sua importância transformadora.
Este é o foco do meu trabalho jornalístico, em prospecção para este Blog, on line desde 2012 - um novo e necessário caminho para fincar os pés no presente e tecnológico universo.
Sou graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Santo Thomaz de Aquino - com especializações no setor - e pós-graduada em Educação Latu Sensu pela Universidade de São Carlos. Empresária, mãe, avó, filha e mulher que eventualmente se permite expressar através de produções de arte sustentável.