“NASCIDA no Líbano, onde reside, Asmah Nabout vem, sempre ao Brasil, visitar o irmão Waggy. A nosso pedido, ela fez o Kib Traheb, o Quibe do Frade, uma sopa de lentilha com limão, couve rasgada e semeh, um condimento azedinho, acrescida de minúsculos quibes, à base de trigo e farinha de trigo. Na Sexta-feira Santa os cristãos, incluindo libaneses, não comem carne. O delicioso prato me devolveu a infância, quando era feito por minha mãe, Mariana.”

(Nota de Jorge Alberto Nabut na sua coluna no Jornal da Manhã)

Agora, a receita original abaixo:

Kibet el rahib  (Sopa de monges)

Este prato antigo costumava ser comido pelo próprio Senhor Jesus Cristo supostamente …

Ingredientes 
1 ½ xícaras (300g) lentilhas marrons, lavadas e escorridas
3 dentes de alho esmagados
½ xícara (125ml) de suco de limão ou 2 colheres de sopa de melaço de romã
2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de azeite
Pão libanês, para servir

Bolinhos de trigo 
½ xícara (80g) de burghul fino, lavado e escorrido
1 cebola pequena finamente picada
2 colheres de chá de hortelã picada
1 colher de sopa de salsinha finamente picada
¼ colher de chá moída pimenta preta
¼ colher de chá pimenta
½ xícara (75g) de farinha, peneirada
1 colher de chá de sal

Preparo 
Para fazer os bolinhos, misture os ingredientes. Aos poucos, adicione um quarto de xícara (60 mililitros) de água até obter uma consistência semelhante à massa. Forme meia colher de chá de massa em um pequeno bolinho redondo. Repita com a mistura restante e reserve.

Coloque as lentilhas em uma panela grande, cubra com água e deixe ferver. Quando a água começar a ferver, adicione uma xícara (250 mililitros) de água fria (isso evita que as lentilhas se partam), cubra e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos.

Adicione cuidadosamente os bolinhos, em seguida, misture o alho, suco de limão ou melaço de romã, sal e óleo. Cubra e cozinhe em fogo médio por mais 30 minutos.

Sirva imediatamente com pão libanês ou guarde na geladeira e coma em poucos dias.

Publicado em 28/03/18
SOBRE MIM

Sou Virginia Abdalla, jornalista há mais de trinta anos. Ao longo desse tempo, assinei coluna social autoral, nos diários Jornal da Manhã e Jornal de Uberaba, trabalhando com conteúdo ético e abrangente. Espaço aberto para reportagens sociais e voltado também para comportamento, lifestyle, moda, cultura, gastronomia, ciências e tendências. Editei cadernos especiais de jornais e revistas, comandei programa de entrevistas em TV local e integro o quadro de colaboradores da publicação JM Magazine,  sempre procurando destacar pessoas pelo seu talento e fatos pela sua importância transformadora.
 Este é o foco do meu trabalho jornalístico, em prospecção para este Blog, on line desde 2012 - um novo e necessário caminho para fincar os pés no presente e tecnológico universo.
Sou graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Santo Thomaz de Aquino - com especializações no setor - e pós-graduada em Educação Latu Sensu pela Universidade de São Carlos. Empresária, mãe, avó, filha e mulher que eventualmente se permite expressar através de produções de arte sustentável.

Tamareiras
Espaço A
Arquivo
  • expand2023 (11)
  • expand2022 (52)
  • expand2021 (51)
  • expand2020 (58)
  • expand2019 (88)
  • expand2018 (129)
  • expand2013 (63)
  • expand2012 (491)

© 2024 Virginia Abdalla Blog . Todos os Direitos Reservados.
Powered by WordPress