A empada alentejana de javali é um prato típico da culinária daquela região de Portugal e que traz uma experiência única aos apreciadores da iguaria. Rico em sabor, é feito com carne de javali, foge das tradicionais receitas encontradas na gastronomia brasileira, se tornando uma ótima opção para quem deseja celebrar a Páscoa com uma receita ímpar, fora dos tradicionais assados preparados na ocasião.

Preparado com cogumelos selvagens, alho, salsa, manjericão e pimenta, entre outros ingredientes, no preparo, a carne de javali é marinada no vinho e algumas especiarias para deixá-la ainda mais tenra e saborosa. O prato final fica ainda mais agradável se acompanhada com salada de alface com tomates ou ainda legumes à vapor que dão um toque mágico no paladar. Ah, mas não esqueça de um bom vinho (alentejano, claro!) para uma excelente experiência ímpar e um bom equilíbrio de sabores.

De acordo com Vinhos do Alentejo, o prato típico português, originário da região do Alentejo, harmoniza muito bem com os seguintes vinhos:

Herdade da Luz – Uvas: Trincadeira, Aragonez e Syrah safra 2007,
Fonte da Serrana – Uva: Trincadeira, Aragonez e Touriga nacional,
Terra d´ Alter – Uva: Alfrocheiro,
Monte Velho – Uva: Trincadeira, Aragonez e Touriga nacional, Syrah
Paulo Laureano – Uva: Trincadeira, Aragonez, Alfrocheiro

Ingredientes:

1 kg de perna de javali

200 g de cogumelos selvagens

2 cebolas medias

4 dentes de alho

salsa qb

manjerona qb

tomilho qb

louro qb

azeite e sal

mistura de pimentas

vinho tinto qb

Modo de preparo:

Deixe a carne de molho durante 24 horas com água e vinho (branco e tinto) em partes iguais e também todos os temperos. Passado esse tempo, leve a carne para cozinhar nesta marinada e, depois de fria, desfie-a e reserve-a.

Faça um refogado com o azeite, cebola e alho. Depois de dourar, coloque a carne reservada, os cogumelos lavados e laminados, os temperos e um pouco de farinha de trigo para dar liga até virar um creme.

Prepare uma massa para empada. Forre um refratário com ela e, em seguida, ponha o recheio. Logo após, tampe a forma com o restante da massa.

Leve ao forno a 180 graus durante 35 minutos

Sirva a empada em fatias acompanhada com salada de alface com tomates ou ainda legumes à vapor. Pode-se utilizar também uma laranja na decoração.

Publicado em 28/03/18
SOBRE MIM

Sou Virginia Abdalla, jornalista há mais de trinta anos. Ao longo desse tempo, assinei coluna social autoral, nos diários Jornal da Manhã e Jornal de Uberaba, trabalhando com conteúdo ético e abrangente. Espaço aberto para reportagens sociais e voltado também para comportamento, lifestyle, moda, cultura, gastronomia, ciências e tendências. Editei cadernos especiais de jornais e revistas, comandei programa de entrevistas em TV local e integro o quadro de colaboradores da publicação JM Magazine,  sempre procurando destacar pessoas pelo seu talento e fatos pela sua importância transformadora.
 Este é o foco do meu trabalho jornalístico, em prospecção para este Blog, on line desde 2012 - um novo e necessário caminho para fincar os pés no presente e tecnológico universo.
Sou graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Santo Thomaz de Aquino - com especializações no setor - e pós-graduada em Educação Latu Sensu pela Universidade de São Carlos. Empresária, mãe, avó, filha e mulher que eventualmente se permite expressar através de produções de arte sustentável.

Tamareiras
Espaço A
Arquivo
  • expand2023 (11)
  • expand2022 (52)
  • expand2021 (51)
  • expand2020 (58)
  • expand2019 (88)
  • expand2018 (129)
  • expand2013 (63)
  • expand2012 (491)

© 2024 Virginia Abdalla Blog . Todos os Direitos Reservados.
Powered by WordPress