Colaboração Alexandre Cury

  

Coroa britânica

Com quase 400 anos de história, as “crown jewels” são símbolos de poder e objetos de fascínio para o público, que se reúne anualmente aos milhões para conferi-las de perto na Torre de Londres, a fortaleza-museu onde são expostas quando não estão sendo usadas.

Considerada uma tradição bíblica, o uso de objetos preciosos na coroação de monarcas se oficializou na Inglaterra há quase mil anos, ainda no século 12. Na época, o rei Edward, o Confessor, deixou sua coroa e joias sob os cuidados dos monges da Abadia de Westminster, em Londres, para serem usadas na coroação de futuros reis e rainhas. Com sua morte e santificação em 1161, esses objetos se tornaram relíquias sagradas.

Ao contrário da crença popular, as joias da Coroa não pertencem à família real e nem ao rei ou rainha da Inglaterra. Os mais de 100 objetos preciosos da coleção são propriedade da nação e Coroa britânica enquanto instituição, fazendo parte da Royal Collection e sendo usufruídos pelo monarca vigente e sua família imediata.

Ainda assim, vale lembrar, a família real é dona de uma vasta coleção pessoal de joias, que inclui conjuntos luxuosos comprados (ou ganhados) ao longo de séculos. Entre eles, a parure de águas-marinhas que a rainha Elizabeth II ganhou de presente do Brasil em comemoração à sua coroação em 1953.

Com exceção da Coroa Imperial de Estado, que também é utilizada na abertura oficial do Parlamento inglês (ocasião em que o monarca discursa), todas as joias da Coroa são utilizadas somente na cerimônia de coroação de um rei ou rainha. No caso do momento, em 2023 quando Charles III e a rainha consorte Camilla serão coroados.

As jóias da Coroa Britânica, assunto em voga com a morte da Rainha Elizabeth II

 

Setembro Verde

Em clima de comemoração do Dia 27 de setembro, Dia da Doação de órgãos, o médico Ilídio Antunes de Oliveira Júnior e sua grande e dedicada equipe do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, que há anos dedica-se a esse voluntariado aqui em Uberaba e nas principais cidades da nossa região.

A campanha para a doação de órgãos faz parte do projeto Vida pela Vida e requer que ainda em vida, o cidadão avise sua família sobre a intenção, deixando claro o desejo de ser doador. No Brasil, a doação de órgãos e tecidos só será realizada após a autorização familiar. Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista de espera. A lista é única, organizada por estado ou região, e monitorada pelo Sistema Nacional de Transplantes. Vamos doar… vamos evoluir!

Médico Ilídio Antunes de Oliveira Júnior, à frente da mobilizadora campanha de Doação de órgãos em Uberaba e região e demais médicos voluntários do HC da UFTM

 

110 anos

Toda a comunidade uberabense está convidada a participar das comemorações dos 110 anos do Asilo Santo Antônio, no próximo dia 26 de setembro, a partir das 14 horas, lá mesmo na sede do Asilo, a Praça Thomaz Ulhôa, quando também se festeja o Dia do Idoso.

 

Dupla comemoração

Uberabenses em festa em Jataí, para nada menos que dois aniversários na família de Gabriela e Joaquim Ribas no último fim de semana. Primeiro, a galerinha se reuniu em tarde das mais animadas para o niver de 1 aninho do pequeno João, terceiro filho do jovem casal que radicou-se na cidade goiana de tantos e tantos conterrâneos.

No dia seguinte foi festejado o niver da própria Gabi, a anfitriã e festeira mais que perfeita. Os familiares e os amigos todos marcando presença no evento, que teve open bar e banda das mais festejadas da região. Nosso especial abraço.

Gabi e Joaquim ribas com os três pimpolhos, a mãe dela amiga Laila e seu namorado Dalton Sousa e a bisa Cristina Hueb no niver do João

Casal anfitrião recebendo familiares, entre eles o tio dela, Guilherme Cecílio com a esposa Fabiana e o filho Arthur

 

IMAGENS QUE SÃO NOTÍCIAS

Esmê Nasser comanda evento de moda circular que promete movimentar as luluzinhas na semana que vem

Amigos queridos Suzane e Roberto Lenza no grande evento nacional da Arezzo no Copacabana Pálace

João Alves está em contagem regressiva para a formatura em Educação Física. Ele dá aulas de dança e conta com mais de 100 alunos em todas as turmas. Ele já é sucesso. Que venham as comemorações!

Psicóloga e articulista do Jornal da Manhã, Sandra de Sousa Abud – sempre incentivada pelo marido Jorge Felipe Abud – lança dois livros no próximo dia 23, no Centro Cultural Cecília Palmério. Evento agendado para a 20 horas

Lauanda e Antonio Joaquim Duarte com a filhas Cristina, Cristiana, Eliana e a nora Cláudia Stein juntos em temporada parisiense

 

Acesse também em: www.jmonline.com.br

Publicado em 21/09/22

Colaboração Alexandre Cury

 

 Lígia e Ana Lúcia

 Amigas de longa data, Ana Lúcia Afonso Silva e Lígia Sousa Lima comemoraram juntas seus aniversários, em animadíssima noite de jantar num dos bons restaurantes da cidade. Aproveitaram para reunir um grupo grande de luluzinhas, deliciando-se com o som ao vivo do ótimo Pedrinho Amui, que fez questão de escolher um repertório que fugiu completamente ao habitual sertanejo e priorizou músicas de qualidade consagrada – do internacional às pérolas das composições nacionais. O resultado foi uma irresistível pista de dança entre um e outro brinde em torno das anfitriãs.

Ana Lúcia Afonso Silva e Lígia Lima, aniversariantes em noite de jantar

Telma Sabino, Léa Abdanur, Auxiliadora Oliveira, Vitória Prado e Graça Camargos

Lígia recebendo Mariluz Figueiredo e as irmãs Mariângela, Mara Lúcia e Mariolga Sanchez

Lígia com as queridas Neide e Ana Míriam Moura Vasques

 

Noturno

Na agenda desta semana, importante evento científico-cultural acontecerá esta semana em Uberaba, cuja comissão organizadora é integrada, entre outros, pelo Professor Eduardo Veras da UFTM. Trata-se do Simpósio Multidisciplinar “Noturno: das sombras nas artes”, que acontecerá no Centro Educacional da UFTM dias 14 e 15 e se encerrará com um recital de piano do nacionalmente celebrado Duo Corvisier, no Centro Cultural Cecília Palmério da Uniube no dia 16.

Além de conferências acadêmicas sobre o tema das sombras, do gótico, do espanto nas mais diversas artes (literatura, música, cinema etc.) e do referido concerto, teremos ainda, na tarde do dia 15, a exibição pública do filme “Nosferatu” (1922), de Murnau, com mediação e comentários de Guido Bilharinho. Um belo evento, pensado para ir além dos muros da Universidade.

 

Arte oriental

Arquiteta e artista Claudia Ribeiro aceitou o convite do Shopping Uberaba para expor suas obras em papel por meio do Kirigami, arte feita de recorte e dobraduras de papel, permitindo criar formas que representam objetos, como imagens sagradas, mandalas e muito mais. O nome da exposição é Fases, e foi aberta na última sexta-feira, 9, e permanecerá até dia 23, no Espaço Integração, com acesso rápido pela Entrada B, com apoio do IEATM-Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro.

Claudia começou quando cursava arquitetura. Ela chegou a fazer o origami arquitetônico para criar formas tridimensionais. Ela se encantou com a arte oriental e chegou a patentear o modo industrial de fazer origami arquitetônico no Brasil. Os colegas da faculdade amaram e ela passou a ser bem requisitada, até que em 2013 durante uma viagem a Portugal, viu uma vitrine que a encantou. Estava decorada com colagens de papel feitas por um artista brasileiro, mas Claudia queria mais. Se aperfeiçoou nos estudos sobre Kirigami e se encontrou.

Arquiteta e artista Claudinha Ribeiro expõe suas obras em Kirigami no Shopping Uberaba

 

Membranas da alma

Foi durante o período da pandemia – praticamente dois anos – que a consagrada artista plástica Inez Arantes criou seus mais recentes trabalhos – retratos e auto-retratos belíssimos – agora reunidos na exposição “Membranas da alma”, inaugurada na última sexata-feira, 9 de setembro, no Centro Cultural Cecília Palmério e bastante prestigiada pelo público. Sorte de quem possui pelo menos uma obra de Inez Arantes, cada dia mais valorizada no mercado de arte nacional. A propósito, todos os quadros estão disponíveis para venda. Aplausos à nossa festejada artista.

Inez Arantes recebendo os cumprimentos do Reitor Marcelo Palmério – um dos primeiros a chegar para prestigiar a mostra – e de Neila Cecílio

Inez com seus sobrinhos Juliano Arantes e esposa prefeita de Uberaba Elisa Araújo e o curador do Centro Cultural Cecília Palmério, Jorge Alberto Nabut

Professora da USP arqueóloga Márcia Angelina Alves – dividindo-se entre São Paulo e Uberaba – apreciando as obras de Inez Arantes

Sessentinha

Amigo dos mais queridos e otorrino dos mais respeitados, Marcelo Miguel Hueb preferiu apenas uma comemoração íntima para brindar seus sessenta anos de vida, apenas entre os familiares. Noite de boa música e elogiada degustação num dos principais points da cidade. O que não faltou foi alegria e muito carinho de todos os presentes, em especial de suas três princesas, Marcela, Fernanda e Lara. Nosso especial abraço.

Marcelo Miguel Hueb recebe o carinho da esposa Flávia

O aniversariante e suas filhas Marcela, Fernanda e Lara

Marcelo com sua mãe Dalel e a mana Marta Cristina

Com os primos Carlos Castanheira e Jannice, Luciana e Cristiana Tapxure e Renata Hueb

Marcelo com a prima Cristina Barata e a tia Cristina Hueb

IMAGENS QUE SÃO NOTÍCIAS

(FOTO LÉO RODRIGUES) Daiane Aparecida Tomaz e Igor Castro Fernandes trocaram alianças no sábado (10), em linda cerimônia, na presença dos familiares e amigos. Felicidades ao casal

Afilhados queridos Camila e Luiz Pessoa Vicente Neto – mais a boneca Luiza – festejando a chegada do segundo filho, o príncipe Benjamin Nascimento Pessoa Vicente

Na agenda do próximo dia 22, coquetel de abertura a exposição Flow, da arquiteta e também artista Renata Prata

Vânia Cecílio com as filhas Vaniana e Nega, Virginia Cecílio com a filha Marília e Ivone Massa com as filhas, curtindo tudo em recente viagem ao Peru

 

Acesse também em: www.jmonline.com.br

 

 

 

Publicado em 14/09/22
SOBRE MIM

Sou Virginia Abdalla, jornalista há mais de trinta anos. Ao longo desse tempo, assinei coluna social autoral, nos diários Jornal da Manhã e Jornal de Uberaba, trabalhando com conteúdo ético e abrangente. Espaço aberto para reportagens sociais e voltado também para comportamento, lifestyle, moda, cultura, gastronomia, ciências e tendências. Editei cadernos especiais de jornais e revistas, comandei programa de entrevistas em TV local e integro o quadro de colaboradores da publicação JM Magazine,  sempre procurando destacar pessoas pelo seu talento e fatos pela sua importância transformadora.
 Este é o foco do meu trabalho jornalístico, em prospecção para este Blog, on line desde 2012 - um novo e necessário caminho para fincar os pés no presente e tecnológico universo.
Sou graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Santo Thomaz de Aquino - com especializações no setor - e pós-graduada em Educação Latu Sensu pela Universidade de São Carlos. Empresária, mãe, avó, filha e mulher que eventualmente se permite expressar através de produções de arte sustentável.

Tamareiras
Espaço A
Arquivo
  • expand2023 (11)
  • expand2022 (52)
  • expand2021 (51)
  • expand2020 (58)
  • expand2019 (88)
  • expand2018 (129)
  • expand2013 (63)
  • expand2012 (491)

© 2023 Virginia Abdalla Blog . Todos os Direitos Reservados.
Powered by WordPress