Curso gratuito de culinária de comidas típicas das cinco regiões do Brasil inicia-se nesta terça-feira, 3, a partir das 7h30 até as 11h30, na Fundação Cultural de Uberaba. As aulas prosseguem nas quartas-feiras, das 13h às 17h. A conclusão da atividade bissemanal será em novembro. As inscrições podem ser realizadas no dias e horários das aulas na r. Tristão de Castro, 64, Centro, ou pelo telefone: 3331-9200, com a professora Mary de Carvalho Ribeiro, graduada em artes práticas de educação para o lar.

Este curso integra o projeto “Pátria Rimada Brasil – Conhecendo a Cultura Regional do Nosso Paísâ€. Ele aborda a formação cultural das cinco regiões brasileiras, suas linguagens e a composição étnica do país. Cinco escolas públicas integrantes do projeto estão oferecendo cursos de dança e folclore, teatro, artesanato e reciclagem e de cultura digital. São atendidas cerca de 250 crianças – voluntárias – de 10 a 14 anos, que têm 10 horas semanais de aulas em período diferente ao do currículo regular.

O Ponto de Cultura ligado à fundação e denominado Mutirão de Cultura é o captador do recurso destinado a custear o material pedagógico. O Circo do Povo, instalado na divisa do bairro Boa Vista e o conjunto Morada do Sol, gerencia o projeto. A remuneração de seis oficineiros, profissionais capacitados para ministrar os cursos, e de um coordenador é oriunda do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Uberaba.

O projeto é coordenado pela Fundação Cultural de Uberaba, que cuida da infraestrutura, e pela Secretaria Municipal de Educação, que administra o aspecto pedagógico. O objetivo é fomentar a formação de grupos artísticos no município.

São beneficiados, ainda, pelo projeto “Pátria Rimada Brasil†o Cemea (Centro Municipal de Educação Avançada) Eurídice Ferreira de Melo – Dona Lindu, no Boa Vista, e o CEA do Codau (Centro de Educação Ambiental do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba), na Univerdecidade. Ao final dos cursos, em novembro, será realizada uma apresentação coletiva dos trabalhos.


Publicado em 30/06/12
SOBRE MIM

Sou Virginia Abdalla, jornalista há mais de trinta anos. Ao longo desse tempo, assinei coluna social autoral, nos diários Jornal da Manhã e Jornal de Uberaba, trabalhando com conteúdo ético e abrangente. Espaço aberto para reportagens sociais e voltado também para comportamento, lifestyle, moda, cultura, gastronomia, ciências e tendências. Editei cadernos especiais de jornais e revistas, comandei programa de entrevistas em TV local e integro o quadro de colaboradores da publicação JM Magazine,  sempre procurando destacar pessoas pelo seu talento e fatos pela sua importância transformadora.
 Este é o foco do meu trabalho jornalístico, em prospecção para este Blog, on line desde 2012 - um novo e necessário caminho para fincar os pés no presente e tecnológico universo.
Sou graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Santo Thomaz de Aquino - com especializações no setor - e pós-graduada em Educação Latu Sensu pela Universidade de São Carlos. Empresária, mãe, avó, filha e mulher que eventualmente se permite expressar através de produções de arte sustentável.

Tamareiras
Espaço A
Arquivo
  • expand2023 (11)
  • expand2022 (52)
  • expand2021 (51)
  • expand2020 (58)
  • expand2019 (88)
  • expand2018 (129)
  • expand2013 (63)
  • expand2012 (491)

© 2024 Virginia Abdalla Blog . Todos os Direitos Reservados.
Powered by WordPress