No dia 5 de novembro de 2015 ocorria a maior tragédia socioambiental da história do Brasil, até aquela data: o rompimento da barragem da Samarco sobre vários povoados de Minas Gerais. Um rio de lama varreu vilarejos como Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, no entorno de Mariana, e espalhou-se por mais de 600 km, destruindo o ecossistema do Rio Doce e deixando centenas de desabrigados, 19 mortos e uma pessoa desaparecida. Para relembrar os quatro anos da tragédia, o Canal Brasil exibe HOJE, 5 de novembro de 2019, às 21h50, o inédito “Quando a terra treme”, curta de ficção dirigido por Walter Salles.

Produzido pela VideoFilmes e rodado no local do desastre em 2017, “Quando a terra treme” faz parte de “Where has time gone?”, filme coletivo produzido pelo cineasta chinês Jia Zhang-ke, exibido na Mostra São Paulo em 2017, que conta ainda com curtas da Rússia, Índia, África do Sul e China. O longa-metragem foi selecionado por mais de vinte festivais internacionais e lançado em diversos países do mundo.

A tragédia de Mariana, como aforma o próprio cineasta, “…não era somente o maior crime ambiental da história do pais, mas também um retrato da gritante impunidade brasileira. Vidas foram ceifadas, vilarejos destruídos, e milhares de pessoas perdiam ali a relação de pertencimento com o local onde moravam. Pensamos nas memórias soterradas pela tragédia, nos laços de afeto que se desfaziam brutalmente, naquelas vidas que seriam modificadas para sempre. O fato de que um corpo nunca foi encontrado nos permitiu construir a ideia central de “Quando a Terra Treme”

Quando a Terra Treme” fala de dor, mas também de saudade e esperança. Recomenda a todos que tirem um tempinho esta noite para encarar de frente esta nossa realidade.
Publicado em 05/11/19
SOBRE MIM

Sou Virginia Abdalla, jornalista há mais de trinta anos. Ao longo desse tempo, assinei coluna social autoral, nos diários Jornal da Manhã e Jornal de Uberaba, trabalhando com conteúdo ético e abrangente. Espaço aberto para reportagens sociais e voltado também para comportamento, lifestyle, moda, cultura, gastronomia, ciências e tendências. Editei cadernos especiais de jornais e revistas, comandei programa de entrevistas em TV local e integro o quadro de colaboradores da publicação JM Magazine,  sempre procurando destacar pessoas pelo seu talento e fatos pela sua importância transformadora.
 Este é o foco do meu trabalho jornalístico, em prospecção para este Blog, on line desde 2012 - um novo e necessário caminho para fincar os pés no presente e tecnológico universo.
Sou graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Santo Thomaz de Aquino - com especializações no setor - e pós-graduada em Educação Latu Sensu pela Universidade de São Carlos. Empresária, mãe, avó, filha e mulher que eventualmente se permite expressar através de produções de arte sustentável.

Tamareiras
Spaço A
Arquivo
  • expand2019 (74)
  • expand2018 (129)
  • expand2013 (63)
  • expand2012 (492)

© 2019 Virginia Abdalla Blog . Todos os Direitos Reservados.
Powered by WordPress