A Rússia, sede da Copa do Mundo FIFA 2018, também é sede de Projetos Arquitetônicos belíssimos, que sempre vêm acompanhado de um grande senso de sustentabilidade compartilhado pelos europeus.

O “Tochka na Karte” Country Hotel – expressão em russo para “um ponto no mapa” – está localizado a 120 km de São Petersburgo, às margens do Lago Ladoga, na fronteira da República da Carélia.

 

A Rússia, sede da Copa do Mundo FIFA 2018, também é sede de Projetos Arquitetônicos belíssimos, que sempre vêm acompanhado de um grande senso de sustentabilidade compartilhado pelos europeus.

O “Tochka na Karte” Country Hotel – expressão em russo para “um ponto no mapa” – está localizado a 120 km de São Petersburgo, às margens do Lago Ladoga, na fronteira da República da Carélia

 

 

Assim os Arquitetos puderam acomodar os edifícios entre as árvores existentes, sem precisar cortá-las nem abrir mão do melhor do local – a vista do lago alcança todos os quartos por meio de painéis envidraçados que vão do chão ao teto. A fim de que a arquitetura não competisse com a natureza, as paredes levam madeira e metal escuro.

O hotel compreende 3 blocos prolongados de 2 andares de Quartos duplos, 32 Quartos Standard, Suítes independentes e um edifício de Recepção.

O edifício da Recepção é montado a partir de três módulos e alguns elementos pré-fabricados. Uma ampla gama dos módulos do hotel consiste em quatro blocos de 2 andares interligados por escadas e terraços.

Um módulo é um Quarto standard com área de 18 metros quadrados. Uma suíte é formada a partir de dois módulos.

Os módulos foram posicionados de forma que maior parte dos edifícios pudesse ficar “dispersa” entre os pinheiros. Foi o contexto da natureza setentrional de Karelia que orientou o Projeto Arquitetônico: o hotel está situado no ponto onde o rio Vuoksi se direciona para o Lago Ladoga.

Todos os módulos estão localizados entre os pinheiros existentes, que não foram cortados graças à estratégia modular. A primeira consequência desse contexto foi maximizar a interação entre o residente e o meio ambiente, por exemplo, a partir de um painel de vidro do chão ao teto em cada quarto com vista para o Lago Ladoga.

Formas naturais, disposição de árvores e esforço para fornecer uma visão da costa de todos os quartos caracterizam a localização das edificações no terreno.

 

 

A segunda consequência é seleção dos materiais e padrões. Uma abundância de madeira e metal escuro no acabamento externo tira o foco da Arquitetura, tornando a natureza a protagonista do espaço.

Atualmente, este Projeto é o único caso de arquitetura modular para instalações públicas no território da Rússia que possui um valor arquitetônico real, e conseguiram com isso alcançar a essência do lugar com a Arquitetura Nórdica Moderna.

Rhizome Architecture Group, Archdaily e Pinterest

 

 

Juliana Sousa é Arquiteta e Urbanista, com cursos na área de Design de Interiores, Gerenciamento de Projetos, e Gestão Ambiental.

Contatos:

Studio E+A – Engenharia e Arquitetura

Avenida Alberto Martins Fontoura Borges, nº 580 | Bairro São Benedito |

Uberaba/MG | Cep: 38022-070 |

Telefone: 34 3311-7243 | 34 99134-8578 | 34 99813-1119 |

studioea.construcoes@gmail.com

 

Publicado em 25/06/18
SOBRE MIM

Sou Virginia Abdalla, jornalista há mais de trinta anos. Ao longo desse tempo, assinei coluna social autoral, nos diários Jornal da Manhã e Jornal de Uberaba, trabalhando com conteúdo ético e abrangente. Espaço aberto para reportagens sociais e voltado também para comportamento, lifestyle, moda, cultura, gastronomia, ciências e tendências. Editei cadernos especiais de jornais e revistas, comandei programa de entrevistas em TV local e integro o quadro de colaboradores da publicação JM Magazine,  sempre procurando destacar pessoas pelo seu talento e fatos pela sua importância transformadora.
 Este é o foco do meu trabalho jornalístico, em prospecção para este Blog, on line desde 2012 - um novo e necessário caminho para fincar os pés no presente e tecnológico universo.
Sou graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Santo Thomaz de Aquino - com especializações no setor - e pós-graduada em Educação Latu Sensu pela Universidade de São Carlos. Empresária, mãe, avó, filha e mulher que eventualmente se permite expressar através de produções de arte sustentável.

MARIZA CURY GASTRONOMIA
Studio E+A Engenharia
Arquivo
  • expand2018 (111)
  • expand2013 (63)
  • expand2012 (492)

© 2018 Virginia Abdalla Blog . Todos os Direitos Reservados.
Powered by WordPress