A louça inglesa, também conhecida como “Louça de Salgueiro†é linda! Tradicional e imortalizada em poesia de Cora Coralina
Fabricada na Inglaterra desde 1858, possui decoração baseada na lenda chinesa do salgueiro (willou).
O salgueiro e os dois pombinhos estão obrigatoriamente nas decorações, enquanto a árvore da direita pode variar quanto ao número de maçãs.
Diferentes da porcelana de Macau ou Borrão que era pintada a mão em azul escuro, a louça inglesa é uma meia porcelana e a decoração feita com decalque.
A borda do prato tem motivo oriental, embora sendo sempre fabricada na Imglaterra. As peças mais antigas vem com a palavra “Stattfordishire” (onde foram feitas as primeiras tiragens) no avesso.
A lenda
Havia um velho mandarim (pessoa de status intelectual e social na China) que tinha uma linda e devotada filha. Certo dia descobriu que havia um carteiro fazendo a corte para a mesma; enfurecido ele expulsa a filha de casa e roga-lhes a praga que, após o primeiro beijo, eles seriam transformados em pombos.
Publicado em 28/04/18
SOBRE MIM

Sou Virginia Abdalla, jornalista há mais de trinta anos. Ao longo desse tempo, assinei coluna social autoral, nos diários Jornal da Manhã e Jornal de Uberaba, trabalhando com conteúdo ético e abrangente. Espaço aberto para reportagens sociais e voltado também para comportamento, lifestyle, moda, cultura, gastronomia, ciências e tendências. Editei cadernos especiais de jornais e revistas, comandei programa de entrevistas em TV local e integro o quadro de colaboradores da publicação JM Magazine,  sempre procurando destacar pessoas pelo seu talento e fatos pela sua importância transformadora.
 Este é o foco do meu trabalho jornalístico, em prospecção para este Blog, on line desde 2012 - um novo e necessário caminho para fincar os pés no presente e tecnológico universo.
Sou graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Santo Thomaz de Aquino - com especializações no setor - e pós-graduada em Educação Latu Sensu pela Universidade de São Carlos. Empresária, mãe, avó, filha e mulher que eventualmente se permite expressar através de produções de arte sustentável.

Tamareiras
Espaço A
Arquivo
  • expand2023 (11)
  • expand2022 (52)
  • expand2021 (51)
  • expand2020 (58)
  • expand2019 (88)
  • expand2018 (129)
  • expand2013 (63)
  • expand2012 (491)

© 2024 Virginia Abdalla Blog . Todos os Direitos Reservados.
Powered by WordPress