A cidade de São Paulo, bairro Alto de Pinheiros, foi o local escolhido por uma família paulistana que contratou o escritório Perkins + Will para a empreitada.

O ponto de partida do Projeto foi a árvore flamboyant existente no terreno de cerca de 1.000m² escolhido pelos moradores, dos quais 50% da área eram ocupados por jardim; e a imponente árvore, que se tornou a principal personagem do projeto.

O escritório resolveu então primeiro estudar e entender todas as características do local, o que incluiu até a digitalização da árvore. O mapeamento tridimensional no início do processo, inclusive, foi imprescindível para essa estrutura ser feita, sendo que as dimensões e alturas da grelha foram definidas para reduzir ao máximo o impacto a paisagem.

Depois de escolher o protagonista da obra, a idéia foi que todos, independendo de onde estivessem na casa, pudessem ver a árvore. Pensando nisso, a sala de estar/jantar e a varanda gourmet – áreas comuns e de recepção – deveriam estar estreitamente ligados a ele.

 

 

O engenheiro estrutural Hélio Olga desenvolveu uma grelha de madeira estrutural para cobrir essas áreas e possibilitar que a árvore fosse visível.

O Flamboyant, de nome científico Delonix regia, de origem Africana, é considerada uma das árvores mais bonitas do mundo, devido ao colorido intenso de suas flores.

 

Por ser uma espécie muito presente em nossa cidade, pode ser o incentivo que faltava para a preservação das mesmas, e ao mesmo tempo ser o diferencial nos projetos arquitetônicos e de paisagismo uberabenses.

Fonte: Revista AU – Arquitetura e Urbanismo

Juliana Sousa  é Arquiteta e Urbanista, com Cursos na área de Design de Interiores, Gerenciamento de Projetos, e Gestão Ambiental

Contatos:
Studio E+A – Engenharia e Arquitetura
Avenida Alberto Martins Fontoura Borges, nº 580 –  Bairro São Benedito
Uberaba/MG  Cep: 38022-070
Telefones: 34 3311-7243 | 34 99134-8578 | 34 99813-1119

 

Publicado em 11/03/18
SOBRE MIM

Sou Virginia Abdalla, jornalista há mais de trinta anos. Ao longo desse tempo, assinei coluna social autoral, nos diários Jornal da Manhã e Jornal de Uberaba, trabalhando com conteúdo ético e abrangente. Espaço aberto para reportagens sociais e voltado também para comportamento, lifestyle, moda, cultura, gastronomia, ciências e tendências. Editei cadernos especiais de jornais e revistas, comandei programa de entrevistas em TV local e integro o quadro de colaboradores da publicação JM Magazine,  sempre procurando destacar pessoas pelo seu talento e fatos pela sua importância transformadora.
 Este é o foco do meu trabalho jornalístico, em prospecção para este Blog, on line desde 2012 - um novo e necessário caminho para fincar os pés no presente e tecnológico universo.
Sou graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Santo Thomaz de Aquino - com especializações no setor - e pós-graduada em Educação Latu Sensu pela Universidade de São Carlos. Empresária, mãe, avó, filha e mulher que eventualmente se permite expressar através de produções de arte sustentável.

Tamareiras
Espaço A
Arquivo
  • expand2023 (11)
  • expand2022 (52)
  • expand2021 (51)
  • expand2020 (58)
  • expand2019 (88)
  • expand2018 (129)
  • expand2013 (63)
  • expand2012 (491)

© 2024 Virginia Abdalla Blog . Todos os Direitos Reservados.
Powered by WordPress