Louça é o coletivo de manufatura de ceramica, faiança e porcelana

Porcelana
A porcelana é preparada à base de caulim. Vitrificaçao, transparência e não porosidade são suas características. São peças delicadas, leves e muito resistentes.  A minha preferida, e também dos nobres europeus, é a húngara Herend, fundado em 1826 e vendida em mais de 60 países.

Porcelana Herend

Vale ressaltar o Bone China,um tipo de porcelana de pasta macia que é composta por cinzas ósseas, feldspato e caulim. A China é responsável por 90% da produção mundial

 

Faianças
A temperatura de cozimento da faiança é mais baixa do que a da porcelana; sendo assim, o esmalte não se agrega à pasta criando uma película fina e e craquelada. Muito comum na Itália e Portugal.
A portuguesa Bordallo Pinheiro, é muito tradicional. Fundada em 1884 em Caldas da Rainha, a fábrica é ainda hoje sinônimo de requinte e charme. As peças da linha Cabagge são as mais famosas.

Faiança Bordallo Pinheiro

Na Itália destacam as cidades de Deruta e Caltagitone como  grandes produtoras.

 

Cerâmica
Foi inventada no Período Neolítico. A matéria prima é a argila cozida, resultando num produto mais rústico e pesado, sem perder o charme. A Royal Delft fundada no século XVII  a única restante a produzir as cerâmicas em azul e branco.

Cerâmica Royal Delft

Os holandeses eram apaixonados pelas porcelanas nos tons de azul vindas do Oriente e tentaram copiá-las; não conseguiram, mas criaram sua própria identidade visual. As cerâmicas Delft são apreciadas no mundo todo.

Publicado em 02/03/18
SOBRE MIM

Sou Virginia Abdalla, jornalista há mais de trinta anos. Ao longo desse tempo, assinei coluna social autoral, nos diários Jornal da Manhã e Jornal de Uberaba, trabalhando com conteúdo ético e abrangente. Espaço aberto para reportagens sociais e voltado também para comportamento, lifestyle, moda, cultura, gastronomia, ciências e tendências. Editei cadernos especiais de jornais e revistas, comandei programa de entrevistas em TV local e integro o quadro de colaboradores da publicação JM Magazine,  sempre procurando destacar pessoas pelo seu talento e fatos pela sua importância transformadora.
 Este é o foco do meu trabalho jornalístico, em prospecção para este Blog, on line desde 2012 - um novo e necessário caminho para fincar os pés no presente e tecnológico universo.
Sou graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Santo Thomaz de Aquino - com especializações no setor - e pós-graduada em Educação Latu Sensu pela Universidade de São Carlos. Empresária, mãe, avó, filha e mulher que eventualmente se permite expressar através de produções de arte sustentável.

Studio E+A Engenharia
EspaçoA
Arquivo
  • expand2019 (33)
  • expand2018 (129)
  • expand2013 (63)
  • expand2012 (492)

© 2019 Virginia Abdalla Blog . Todos os Direitos Reservados.
Powered by WordPress