O uso de cosméticos está cada vez mais frequente no dia a dia tanto dos homens quanto das mulheres brasileiras, especialmente quando relacionado à saúde da pele e a prevenção do envelhecimento precoce. Contudo, poucas são as pessoas que conhecem os riscos por trás dos rótulos ditos milagrosos e da alta quantidade de produtos químicos presentes em tais cosméticos. Sendo assim, a melhor forma de cuidar da pele sem expor a mesma aos produtos químicos dos cosméticos atuais é através do uso de cosméticos orgânicos.

O primeiro passo para entender esse novo universo é saber diferenciar os tipos de produção. Ha uma pequena diferença entre os cosméticos orgânicos, naturais e veganos, embora todos sejam produzidos com uma baixa (ou nula) quantidade de produtos químicos e possuem uma fabricação sustentável.

O cosmético orgânico tem como principal vantagem a pureza de sua composição, com fontes naturais, sustentáveis e renováveis de matérias primas, colaborando com a saúde do meio ambiente e não expondo a pele à compostos químicos de alto risco, como os convencionais.

Outro ponto a ser ressaltado é o efeito natural e o resultado em longo prazo, uma vez que os produtos agem de forma natural e estimulam a produção de novas células da pele sem prejudicar a saúde. Os óleos essenciais são utilizados em sua maior potência, sem diluição ou perda de propriedades ao longo da fabricação, trazendo resultados mais rápidos e muito mais eficientes. Para quem busca uma pele perfeita, o abandono dos cosméticos industrializados é o primeiro passo que precisa ser dado.

As marcas

Atualmente no Brasil é possível encontrar uma série de marcas de cosméticos que trabalham com uma produção orgânica, natural ou até mesmo vegana. Citamos como exemplos a Bioart, especialista em maquiagens, a Cativa Natureza que oferece produtos com selo rastreável e possui uma linha de rosto, corpo e cabelo e a Surya Brasil, que trabalha com uma linha de cabelo. A Ikove Organics traz produtos diferenciados com selo fairtrade exclusivo relacionado ao uso do cacau. A Lush, conhecida mundialmente, pode ser encontrada em lojas brasileiras e oferece toda uma gama de cosméticos. A Sachi se instaurou no mercado de produtos naturais com óleos vegetais e uma linha de perfumes para ambiente.

Os caseiros

Os hidratantes caseiros são um excelente exemplo de cosmético anti-idade e podem ser facilmente reproduzidos com ingredientes simples como chá, suco de aloe vera, cera de abelha, amido de milho, açúcar mascavo, azeite de oliva, água de rosas, mel, óleo de coco e ervas.

Os resultados são facilmente notáveis, facilitando a compreensão da importância acerca do uso de produtos naturais e livres de toxinas, especialmente quando estes são aplicados diariamente e diretamente no corpo e no rosto.

 

Super hidratante caseiro para peles secas

 

Ingredientes:

50g de manteiga de karité

50ml de óleo de coco

50g de manteiga de cacau

50ml de óleo de amêndoas

Instruções:

Derreta todos os ingredientes em banho maria. Quando estiver homogêneo, leve à geladeira até endurecer. Depois, bata com uma batedeira até virar um creme levinho. Pronto! Guarde em potinhos de vidro

Publicado em 25/02/18
SOBRE MIM

Sou Virginia Abdalla, jornalista há mais de trinta anos. Ao longo desse tempo, assinei coluna social autoral, nos diários Jornal da Manhã e Jornal de Uberaba, trabalhando com conteúdo ético e abrangente. Espaço aberto para reportagens sociais e voltado também para comportamento, lifestyle, moda, cultura, gastronomia, ciências e tendências. Editei cadernos especiais de jornais e revistas, comandei programa de entrevistas em TV local e integro o quadro de colaboradores da publicação JM Magazine,  sempre procurando destacar pessoas pelo seu talento e fatos pela sua importância transformadora.
 Este é o foco do meu trabalho jornalístico, em prospecção para este Blog, on line desde 2012 - um novo e necessário caminho para fincar os pés no presente e tecnológico universo.
Sou graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Santo Thomaz de Aquino - com especializações no setor - e pós-graduada em Educação Latu Sensu pela Universidade de São Carlos. Empresária, mãe, avó, filha e mulher que eventualmente se permite expressar através de produções de arte sustentável.

Tamareiras
Espaço A
Arquivo
  • expand2023 (11)
  • expand2022 (52)
  • expand2021 (51)
  • expand2020 (58)
  • expand2019 (88)
  • expand2018 (129)
  • expand2013 (63)
  • expand2012 (491)

© 2024 Virginia Abdalla Blog . Todos os Direitos Reservados.
Powered by WordPress