Outro dia, me disseram que o antigo hábito do lanche no meio da tarde não combina com o verão. E que, bolos, biscoitos e outras delícias não são bem vindos nos dias quentes do ano. Discordei na hora, pois existem receitas de quitandas para todas as estações. Nós, mineiros, então, não abriremos mão nunca dos quitutes com café. Por isso, devemos usar a imaginação na hora de preparar um lanche da tarde refrescante.
Dica infalível para os dias de calor, é a de combinar os ingredientes básicos com frutas. Daí, tudo se torna mais leve. E, se, nos dias mais quentes o cafezinho não estiver agradando muito, troque-o por suco de frutas bem gelado.
A receita de hoje vem mostrar que o bolo da tarde também pode ser saboreado nos dias de calor.

Bolo Gelatina de limão

Este bolo pode ser servido de duas formas: com a cobertura, que é uma mousse de limão. Ou, como na foto, com sorbet de limão, que já pode ser encontrado nos supermercados. Porém, nada impede que seja acompanhado de sorvete de limão comum. Também fica uma delícia.
Você pode utilizar folhas de hortelã ou raspas de casca de limão no acabamento do bolo, que além de enfeitar, perfumam o ambiente.

Ingredientes para a massa:
5 ovos
2 chávenas de açúcar refinado
3 chávenas de farinha de trigo
1 pacote de gelatina sabor limão
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de fermento em pó
2 chávenas de leite
Modo de fazer da massa:
Separe gemas e claras. Bata as claras em neve e vá acrescentando as gemas aos poucos, sem parar de bater, até formar um creme claro. Reserve. Em uma panela, esquente o leite com a manteiga e acrescente a gelatina até dissolver (não deixe ferver). À parte, misture o açúcar, a farinha e o fermento em pó. Acrescente o creme de ovos e bata novamente. Por último, coloque o leite com a gelatina e mexa até ficar bem homogêneo. Unte e enfarinhe um tabuleiro grande ou uma forma de bolo redonda. Coloque a massa e leve ao forno médio a 200 ºC por cerca de 40 minutos ou até estar assado. Quando esfriar, coloque a cobertura e leve o bolo para a geladeira.
Ingredientes para a cobertura:
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
Suco de 3 limões médios
Raspas de casca de limão
Modo de fazer da cobertura:
Junte todos os ingredientes e leve ao liquidificador.

Publicado em 07/03/12
SOBRE MIM

Sou Virginia Abdalla, jornalista há mais de trinta anos. Ao longo desse tempo, assinei coluna social autoral, nos diários Jornal da Manhã e Jornal de Uberaba, trabalhando com conteúdo ético e abrangente. Espaço aberto para reportagens sociais e voltado também para comportamento, lifestyle, moda, cultura, gastronomia, ciências e tendências. Editei cadernos especiais de jornais e revistas, comandei programa de entrevistas em TV local e integro o quadro de colaboradores da publicação JM Magazine,  sempre procurando destacar pessoas pelo seu talento e fatos pela sua importância transformadora.
 Este é o foco do meu trabalho jornalístico, em prospecção para este Blog, on line desde 2012 - um novo e necessário caminho para fincar os pés no presente e tecnológico universo.
Sou graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Santo Thomaz de Aquino - com especializações no setor - e pós-graduada em Educação Latu Sensu pela Universidade de São Carlos. Empresária, mãe, avó, filha e mulher que eventualmente se permite expressar através de produções de arte sustentável.

Tamareiras
Spaço A
Arquivo
  • expand2019 (67)
  • expand2018 (129)
  • expand2013 (63)
  • expand2012 (492)

© 2019 Virginia Abdalla Blog . Todos os Direitos Reservados.
Powered by WordPress