Manjar é um termo muito mais amplo do que uma simples sobremesa. Significa, na verdade, qualquer substância que pode servir de alimento ou mesmo uma iguaria especial, digna dos reis e dos deuses. O que não falta são preparações que ao longo dos anos recebem o nome de manjar, como Manjar do Anjos, Manjar  Imperial, Manjar Suave, Manjar Principal. E, por fim o Manjar Branco, uma das mais antigas sobremesas, que nasceu no sul da França há mais de mil anos e por muito séculos foi o doce preferido dos reis. Só era preparado em comemorações especiais. É por isso e por inúmeras recordações de momentos felizes, que escolhi esta receita que é da minha mãe.

Manjar Branco (Jandira Abdalla)

Ingredientes para o manjar:
1 litro de leite (4 copos)
4 colheres de maisena (uma para cada copo)
1 vidro de leite de coco
açúcar à gosto
manteiga sem sal ou margarina para untar
Ingredientes para a calda:
1 copo de requeijão (cheio) de açúcar
100 gramas de ameixa preta

 Modo de Preparo do manjar:
Dissolver a maisena no leite, acrescentar o açúcar e o leite de coco e levar ao fogo para engrossar. Quando ferver, retirar do fogo e despejar em forma para pudim ou bolo (pode ser de buraco) untada com margarina ou manteiga sem sal. Deixar esfriar, desenformar, jogar a calda por cima e levar à geladeira.
Modo de Preparo da calda:
Descaroçar as ameixas, pica-las em pedaços médios e reservar. Fazer uma calda e açúcar queimado e colocar as ameixas na calda enquanto se dá o ponto.

 

Publicado em 24/05/12
SOBRE MIM

Sou Virginia Abdalla, jornalista há mais de trinta anos. Ao longo desse tempo, assinei coluna social autoral, nos diários Jornal da Manhã e Jornal de Uberaba, trabalhando com conteúdo ético e abrangente. Espaço aberto para reportagens sociais e voltado também para comportamento, lifestyle, moda, cultura, gastronomia, ciências e tendências. Editei cadernos especiais de jornais e revistas, comandei programa de entrevistas em TV local e integro o quadro de colaboradores da publicação JM Magazine,  sempre procurando destacar pessoas pelo seu talento e fatos pela sua importância transformadora.
 Este é o foco do meu trabalho jornalístico, em prospecção para este Blog, on line desde 2012 - um novo e necessário caminho para fincar os pés no presente e tecnológico universo.
Sou graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Santo Thomaz de Aquino - com especializações no setor - e pós-graduada em Educação Latu Sensu pela Universidade de São Carlos. Empresária, mãe, avó, filha e mulher que eventualmente se permite expressar através de produções de arte sustentável.

Tamareiras
Espaço A
Arquivo
  • expand2023 (11)
  • expand2022 (52)
  • expand2021 (51)
  • expand2020 (58)
  • expand2019 (88)
  • expand2018 (129)
  • expand2013 (63)
  • expand2012 (491)

© 2024 Virginia Abdalla Blog . Todos os Direitos Reservados.
Powered by WordPress