“Comida de alma é aquela que consola, que escorre garganta abaixo quase sem precisar ser mastigada, na hora da dor, de depressão, de tristeza pequena. Não é, com certeza, um leitão pururuca, nem um menu nouvelle seguido à risca. Dá segurança, enche o estômago, conforta a alma, lembra a infância e o costume. É a canja de mãe judia, panacéia sagrada a resolver os problemas de náusea existencial. O macarrão cabelo-de-anjo cozido mole e passado na manteiga. O caldo de galinha gelatinoso, tomado às colheradas. São as sopas. O leite quente com canela, o arroz-doce, os ovos nevados, a banana cozida na casca, as gelatinas, o pudim de leite“.
(In Horta, Nina – Não é sopa – crônicas e receitas de comida, São Paulo: Companhia das Letras, 1995)

Brigadeirão

Ingredientes:
2 latas de leite condensado
2 copos de leite
8 colheres de nescau
2 colheres de manteiga
6 gemas

Modo de Fazer:
Bater todos os ingredientes no liquidificador por 2 vezes. Colocar em forma caramelada. Desenformar depois de frio e enfeitar com chocolate granulado, cereja e nozes.
Dica: se quiser light, troque todos os ingredientes por ingredientes light que são encontrados no mercado.

Prateleira

A composição química e a sensação de prazer que ela proporciona, sua história e seus tipos no Brasil e no mundo, o processo de fabricação, as sobremesas mais famosas, os benefícios para a saúde, os depoimentos de famosos e até um quizz para descobrir que tipo de “viciado†você é. O livro “Chocolate – Por que gostamos tanto?â€, dos jornalistas Ana Paula Brasil e André Modenesi (Editora Casa da Palavra) é leitura obrigatória para chocólatras anônimos e assumidos.

(Fotos Divulgação)

Publicado em 05/04/12
SOBRE MIM

Sou Virginia Abdalla, jornalista há mais de trinta anos. Ao longo desse tempo, assinei coluna social autoral, nos diários Jornal da Manhã e Jornal de Uberaba, trabalhando com conteúdo ético e abrangente. Espaço aberto para reportagens sociais e voltado também para comportamento, lifestyle, moda, cultura, gastronomia, ciências e tendências. Editei cadernos especiais de jornais e revistas, comandei programa de entrevistas em TV local e integro o quadro de colaboradores da publicação JM Magazine,  sempre procurando destacar pessoas pelo seu talento e fatos pela sua importância transformadora.
 Este é o foco do meu trabalho jornalístico, em prospecção para este Blog, on line desde 2012 - um novo e necessário caminho para fincar os pés no presente e tecnológico universo.
Sou graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Santo Thomaz de Aquino - com especializações no setor - e pós-graduada em Educação Latu Sensu pela Universidade de São Carlos. Empresária, mãe, avó, filha e mulher que eventualmente se permite expressar através de produções de arte sustentável.

Tamareiras
Espaço A
Arquivo
  • expand2023 (11)
  • expand2022 (52)
  • expand2021 (51)
  • expand2020 (58)
  • expand2019 (88)
  • expand2018 (129)
  • expand2013 (63)
  • expand2012 (491)

© 2024 Virginia Abdalla Blog . Todos os Direitos Reservados.
Powered by WordPress