INGREDIENTES

Para a calda
A√ß√ļcar, 1 x√≠cara
√Āgua fervendo, ¬Ĺ x√≠cara

Para o pudim
A√ß√ļcar, 480 g
Ovos (claras e gemas separadas), 9 unidades
Coco fresco ralado, 350 g
Suco de laranja, 1 ¬Ĺ x√≠cara¬†
Manteiga, 1 ¬Ĺ colher (sopa)
Farinha de trigo, 3 colheres (sopa)
Raspas de limão, 1 colher (café)

MODO DE FAZER

Para fazer a calda
Coloque o a√ß√ļcar at√© formar um caramelo m√©dio e misture a √°gua fervendo. Deixe ferver por cerca de 5 minutos, at√© engrossar. Despeje na forma e forre todo o interior com caramelo.

Para fazer o pudim
Misture o a√ß√ļcar, as gemas, o coco, o suco, a manteiga, a farinha e as raspas. Adicione as claras batidas em neve e misture at√© ficar homog√™neo.

Despeje na forma, cubra com papel alumínio, e asse em banho-maria, em forno preaquecido, por cerca de 1h30. Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por no mínimo 6 horas. Desenforme frio.

 
 

Publicado em 05/02/13
 
 
 
Isto é um bolo de verdade!!!!

 

Ron Ben-Israel √© chamado de ‚ÄúManolo Blahnik dos bolos‚ÄĚ, tanto por seu trabalho super criativo como por ser tamb√©m o ‚Äúdarling‚ÄĚ dos editores de moda.

Ron também poderia ser chamado de Fragonard, pela perfeição e beleza das flores que ele faz em manteiga e açucar. Cada pétala, cada folha, é uma cópia perfeita das verdadeiras. E o que ainda torna seu trabalho ainda mais incrível, é que nunca um trabalho, ainda que parecido, é exatamente igual ao outro!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Ron Ben-Israel

 

 

 

www.weddingcakes.com
42 Greene St., 5th fl., New York
212-625-3369

Publicado em 05/02/13

Os¬†Reis Magos a caminho de Bel√©m, orientados pela ‚ÄúEstrela Guia‚ÄĚ

Hoje √© o aben√ßoado Dia de Reis, quando a tradi√ß√£o crist√£ comemora a visita que os ‚ÄúReis ¬†Magos‚ÄĚ fizeram ao Menino¬†Jesus,¬†vindos do oriente e guiados por uma estrela m√°gica, para vener√°-lO.

Melchior, Baltasar e Gaspar chegando ao encontro de Deus!

Ao chegarem à Belém, encontraram a Criança prometida e a cobriram de mimos, inspirando a tradição da troca de presentes, na noite de Natal.

Assim, o Rei Belchior,¬†representando os filhos de Jaf√©, saiu da P√©rsia e ofertou ouro pra Cristo, simbolizando a Sua nobreza.¬†Gaspar, em nome dos filhos de Sem, veio da √ćndia trazendo incenso pra homenagear a divindade de Jesus. E¬†Baltasar,¬†descendente de Cam, saiu da Ar√°bia para presentear o Menino Deus com a amarga erva mirra, que encarnava os futuros sofrimentos que Ele teria aqui na Terra.

Ouro, Olíbano (resina para fabricação de incenso) e Mirra: eis os presentes do Reis para o Rei dos Reis..

Os Reis Magos são os primeiros a visitar Jesus Cristo e trazem em seus sangues toda descendência de Noé, já que são parentes de Jafé, Sem e Cam. Personificam, também, o mundo conhecido na época, bem como as três raças: toda grandeza existente, aos pés do Salvador.

Galette des Rois de Am√™ndoa …

 

A “galette des rois” √© o bolo tradicional servido no Dia de Reis, no Norte e no Leste de Fran√ßa. No sul, a tradi√ß√£o √© de servir bolos de frutos secos e cristalizados, em forma de coroa, bastante parecidos com o nosso bolo-rei. Tamb√©m existem galettes simplesmente folhadas, sem recheio, e outras com recheios variados. Quem encontra a pecinha de lou√ßa – ou a fava seca – escondida no recheio √© designado rei ou rainha por um dia e recebe uma coroa de papel√£o dourado ou prateado …

 

√Ä mesa do “Dia de Reis‚ÄĚ: a sobremesa t√≠pica ‚ÄúGalette de Rois‚ÄĚ

 

 

Ingredientes para 6 pessoas:

– 2 rolos de massa folhada
Р3 ovos- 100 g de amêndoas em pó
– 100 g de a√ß√ļcar
– 1 colher (sopa) de farinha
– 70 g de manteiga amolecida
– 1 colher (sopa) de rum
– 1 colher (sopa) de leite
– 1 fava seca
– Manteiga q.b.

Preparação:

Retirar o tabuleiro do forno. Untar com um pouco de manteiga e cobrir com papel vegetal tamb√©m untado. Reservar. Pr√©-aquecer o forno a 200¬ļC.

Preparar o recheio: bater muito bem os ovos com as am√™ndoas em p√≥, o a√ß√ļcar e a manteiga amolecida. Incorporar a farinha e o rum. Misturar delicadamente.

Estender uma das massas folhadas sobre o tabuleiro do forno e barrar com o recheio. Introduzir a fava no recheio. Cobrir com a massa folhada restante, pincelar as bordas com um pouquinho de √°gua e pressionar com a ponta dos dedos para soldar.

Decorar a superf√≠cie √† gosto com a ponta de uma faca e pincelar com o leite. Levar a dourar no forno, a 200¬ļC, por 20-25 minutos. Servir a galette morna, acompanhando com champagne.

Publicado em 06/01/13
A Casa do Menino promove no próximo dia 27, às 20 horas, a terceira NOITE ITALIANA. Uma deliciosa noite de massas, para unir amigos e parceiros. Ainda teremos uma noite de prêmios. Esta festa está sendo realizada para arrecadar fundos para a reforma do telhado da instituição e, por isso, a diretoria e voluntários conta com a ajuda de todos. Os convites estão sendo vendidos na Instituição (Avenida Nenê Sabino 160 Рtel: 3313-6873) ou com os diretores da Casa. Anime-se desde já!
Publicado em 22/09/12

Com a proximidade do fim do ano, época de todos os tipos de confraternização, me lembrei desta receita que é da autoria de minha filha Marina. Já comi várias vezes na casa dela. Também foi servida como entrada num dos jantares aqui em casa que a minha mãe oferece aos amigos nos finais de ano. Você vai amar e não é nada difícil de preparar.

 

Saladinha de bacalhau com risoni

Ingredientes

1 k de bacalhau

¬Ĺ piment√£o verde

¬Ĺ piment√£o vermelho

¬Ĺ piment√£o amarelo

300 gr de azeitonas pretas

3 dentes de alho

¬Ĺ x√≠cara (caf√©) de risoni

sal

pimenta-do-reino

salsinha

azeite de oliva

alface para decorar

Modo de preparo

Dessalgar o bacalhau, cozinhar e desfiar. Reservar.

Picar o alho em cubinhos pequenos. Picar os piment√Ķes de comprido, bem finos.

Colocar numa panela o azeite com o alho at√© dourar. Colocar os piment√Ķes at√© murcharem. Colocar o bacalhau para saltear e ir colocando mais azeite, √† medida do necess√°rio. Colocar as azeitonas e os temperos. Deixar esfriar.

Cozinhar o risoni, escorrer e juntar à mistura da panela, acrescentando a salsinha e mais azeite.

Servir frio ou gelado, usando a alface para decorar.

FOTO VIRGINIA ABDALLA

Publicado em 15/09/12

Curso gratuito de culin√°ria de comidas t√≠picas das cinco regi√Ķes do Brasil inicia-se nesta ter√ßa-feira, 3, a partir das 7h30 at√© as 11h30, na Funda√ß√£o Cultural de Uberaba. As aulas prosseguem nas quartas-feiras, das 13h √†s 17h. A conclus√£o da atividade bissemanal ser√° em novembro. As inscri√ß√Ķes podem ser realizadas no dias e hor√°rios das aulas na r. Trist√£o de Castro, 64, Centro, ou pelo telefone: 3331-9200, com a professora Mary de Carvalho Ribeiro, graduada em artes pr√°ticas de educa√ß√£o para o lar.

Este curso integra o projeto ‚ÄúP√°tria Rimada Brasil ‚Äď Conhecendo a Cultura Regional do Nosso Pa√≠s‚ÄĚ. Ele aborda a forma√ß√£o cultural das cinco regi√Ķes brasileiras, suas linguagens e a composi√ß√£o √©tnica do pa√≠s. Cinco escolas p√ļblicas integrantes do projeto est√£o oferecendo cursos de dan√ßa e folclore, teatro, artesanato e reciclagem e de cultura digital. S√£o atendidas cerca de 250 crian√ßas ‚Äď volunt√°rias – de 10 a 14 anos, que t√™m 10 horas semanais de aulas em per√≠odo diferente ao do curr√≠culo regular.

O Ponto de Cultura ligado à fundação e denominado Mutirão de Cultura é o captador do recurso destinado a custear o material pedagógico. O Circo do Povo, instalado na divisa do bairro Boa Vista e o conjunto Morada do Sol, gerencia o projeto. A remuneração de seis oficineiros, profissionais capacitados para ministrar os cursos, e de um coordenador é oriunda do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Uberaba.

O projeto é coordenado pela Fundação Cultural de Uberaba, que cuida da infraestrutura, e pela Secretaria Municipal de Educação, que administra o aspecto pedagógico. O objetivo é fomentar a formação de grupos artísticos no município.

S√£o beneficiados, ainda, pelo projeto ‚ÄúP√°tria Rimada Brasil‚ÄĚ o Cemea (Centro Municipal de Educa√ß√£o Avan√ßada) Eur√≠dice Ferreira de Melo – Dona Lindu, no Boa Vista, e o CEA do Codau (Centro de Educa√ß√£o Ambiental do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba), na Univerdecidade. Ao final dos cursos, em novembro, ser√° realizada uma apresenta√ß√£o coletiva dos trabalhos.


Publicado em 30/06/12

Em ritmo de show oppening, o complexo lounge-bar e restaurant Paris abriu as portas esta semana, no Rio, mais precisamente na Casa Julieta de Serpa, para ser mostrado a um pequeno grupo de convivas… L√© estava, entre outros do high society carioca, meus amigos Maria C√©lia e Walter Moraes.

O bar é um dos pontos altos do Paris

Lurdes Catão, Ruth Niskier e Maria Célia Moraes na primeira noite privé do Paris, dia 27

O luxo de uma das mesas do Paris

(Fotos Sebasti√£o Marinho)

Publicado em 29/06/12

O Rio de Janeiro inteiro estremece com a divulgação do Paris Рo complexo de bar e restaurant dos Serpa na Praia do Flamengo, a ser inaugurado provavelmente no fim deste mês. Em avant-prémière, Carlos Alberto e Beth Serpa convidaram um grupo mínimo de amigos para conhecer o complexo de bar, sala de jantar privée e restaurante que agora ocupa todo o segundo andar da Casa Julieta de Serpa.

O bar tem piso em parquet franc√™s totalmente restaurado, as paredes revestidas de couro castanho, cortinas de seda pura, sancas douradas, lustres de cristal, quadros Op-Art, poltronas estofadas cor de tangerina esquentando o ambiente, alguns sof√°s zebrados fazendo o contraponto, lustres de cristal, parede do bar com o reboco descascado, exibindo os tijolos, evidenciando a idade do pr√©dio antigo, princ√≠pio do s√©culo 20…

¬†Como grande contraste, o elevador panor√Ęmico, estrutura de vidro e a√ßo, instalado externamente, que leva diretamente ao bar. Pura ‚ÄúParis‚ÄĚ! O complexo √© fruto de tr√™s anos de pesquisa e dedica√ß√£o, com in√ļmeras viagens √† Fran√ßa e aos Estados Unidos, com o casal sempre acompanhado de membros de seu staff, maitres, gar√ßons, gerentes, sommeliers, em temporadas de aprendizado no exterior, frequentando os melhores endere√ßos, tudo isso para que “Paris” seja inaugurado, comme il faut…

Tudo em tons e sur tons de castanho. Paredes de chamalotte sempre com obras de arte importantes, cortinas de seda pura, bem como as toalhas de mesa, cadeiras francesas  século 18, réplicas, lustres de cristal, carrinhos de bar circulando entre as mesas, garçons com ternos cortados sob medida, impecáveis, piano de cauda. Tudo lindo, elegante, porém discreto, sem show off, nada de exagero.

Bar do “Paris”

Outra vista do bar

Ambiente do bar com cortinas de seda pura

Entrada do restaurante “Paris”

Primeira vista do sal√£o

Segunda vista do sal√£o

Terceira vista do sal√£o

(Fotos Marcelo Borgongino/ Reprodução)

 

Publicado em 14/06/12

Para comemorar o Jubileu de Diamante da Rainha, a marca de conhaque super-premium Louis XIII Cognac e o luxuoso The Four Seasons Hotel London Park Lane uniram-se para criar um cocktail especial: o cocktail Jubileu de Diamante Fizz,  que vem acompanhado de um diamante Leviev. O drink é uma  mistura de conhaque Louis XIII, licor de framboesa e essência de rosas, e é coberto com Champagne Louis Roederer Cristal. Davide Guidi, o bar manger do Amaranto, criou o coquetel de comemoração, que está disponível lá durante todo o mês de junho.

Em tempo: As celebra√ß√Ķes em ocasi√Ķes do jubileu real devem terminar com um longo feriado, de 2 a 5 de junho, durante o qual a rainha e os membros da fam√≠lia real participar√£o de um desfile pelo rio T√Ęmisa, liderando uma flotilha de mil barcos de todo os tipos, muitos deles vindos de outros pa√≠ses do mundo. A realeza brit√Ęnica vive um per√≠odo de lua de mel com a opini√£o p√ļblica, desde o casamento do pr√≠ncipe William e Catherine, em 2011.

Publicado em 30/05/12

Cocktails muitas vezes nos fazem lembrar cenas inesquecíveis do cinema e tornam esses drinks icones mundias. Quem não se lembra daquela cena em High Society do Frank Sinatra cantando com Bing Crosby e preparando um Martini, naquele bar absolutamente mítico?


Ou em Casablanca Humphrey Bogart bebendo sozinho na maior fossa esperando Ingrid Bergmam, ou a dan√ßa de Grace Kelly (j√° para l√° de Marrakech), com Frank Sinatra, e tudo na maior classe‚Ķ Que diferen√ßa de hoje em dia… mesmo porque, at√© um pouquinho alta, Grace tinha muita classe e eleg√Ęncia!

Aqui vão algumas receitas de cocktails de filmes legendários…

Sean Connery no papel de James Bond…

Pierce Brosnan também de James Bond

O Dry Martini sempre foi a bebida do James Bond. Ele sempre dizia quero um Martini ‚ÄĚ shaken not stirred‚ÄĚ ou seja um Martini batido e n√£o mexido! Esta era a bebida do famoso espi√£o ap√≥s todas as sua perigosas miss√Ķes. Confiram algumas receitas de drinks do cinema:

Dry Martini

Ingredientes:
60 ml de London Dry Gim
1 dose de Vermute seco
Lim√£o, sal, gelo e azeitona.
Modo de preparo:
Resfrie o copo no congelador por uns 20 minutos,
Coloque o Dry Gim sobre o gelo picado, mexa um pouco, retire o gelo. Coloque 5 gotas de Vermute seco girando a taça para que ela percorra as paredes. Agite com uma colher longa . Torça a casca do limão, passe a casca sob a borda do copo e uma pitada de sal. Falta só a azeitona num palitinho espetada e se delicie!

O drink de Humphrey Bogart em Casablanca

Ingredientes:
25 ml de gim
1 colher de sopa de lim√£o
1 colher de açucar mascavo
Uma dose de Champagne
1 fatia de laranja
Modo de preparo:
Colocar gelo picado na taça, acrescente o Gim, 1 colher de suco de limão misturar com o açucar e mexer bem! Seu drink está pronto!


Marlon Brando fazendo o papel de Don Corleone num dos grandes cl√°ssicos do cinema “O poderoso chef√£o”

Este era o drink predileto de Don Corleone do Poderoso Chef√£o:

Whisky e licor de damasco.

Muito f√°cil de fazer: Colocar gelo no copo, 75 % do copo de whisky, 25% de licor, mexer e est√° pronto!

(Fotos Reprodução/Divulgação)

Publicado em 27/05/12
SOBRE MIM

Sou Virginia Abdalla, colunista há mais de 25 anos e ao longo desse tempo, assino coluna que leva meu nome, onde busco trabalhar de forma abrangente e sólida. Ao mesmo tempo em que faço coberturas de festas, aniversários, casamentos, debuts, batizados, abro espaço para notícias de moda, decoração, gastronomia, arte e cultura, estilo de vida, temas sobre os quais, aliás, já editei matérias em cadernos especiais de jornais e revistas de Uberaba.

Continuar Lendo...

Comandei programa de entrevistas em TV local, sempre procurando destacar as  pessoas pelo seu talento. Tendo essa qualidade, todos estão prestes a figurar, a aparecer, a ser notícia também aqui neste Blog.O foco do meu trabalho jornalístico é sobre um colunismo social de eventos, mas também de hábitos e costumes, de identificação de dons artísticos, culturais e empresariais, num universo tão informativo quanto opinativo.
Sou graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Santo Thomaz de Aquino - com especializações no setor - e pós-graduada em Educação Latu Sensu pela Universidade Federal de São Carlos. Sou também empresária do setor gastronômico. Filha, mãe, avó e batalhadora!

Zoom Agência Digital
Fornace – A Sua Melhor Pizza
Arquivo
  • expand2013 (65)
  • expand2012 (494)

© 2017 Virginia Abdalla Blog . Todos os Direitos Reservados.
Powered by WordPress